TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Maira Gomes de Souza da Rocha UFRRJ/ObEE - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50464

Palavras-chave:

Processos de ensino e aprendizagem, múltiplas deficiências, tecnologias assistivas, comunicação alternativa, formação de professores.

Resumo

Este texto é resumo de dissertação que teve como objetivo analisar processos e práticas para a aprendizagem e o desenvolvimento de quatro alunos com múltiplas deficiências. A investigação aconteceu em duas salas de recursos multifuncionais de uma escola pública do Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, buscando em conjunto com as professoras dos educandos participantes, alternativas para as dificuldades identificadas, assim como oportunizar intervenções que contribuíssem para a formação e prática pedagógica com os referidos estudantes. Nesse contexto, com base na teoria histórico-cultural, analisamos como as áreas de tecnologia assistiva e da comunicação alternativa poderiam ser utilizadas pelas professoras a fim de atender às necessidades educacionais de seus alunos e consequentemente beneficiar o desenvolvimento da aprendizagem. A coleta de dados empregou observação participante (com registro em diário de campo), análise de vídeos e entrevistas semiestruturadas com as professoras envolvidas. Para trabalhar os dados, optamos pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destacamos: a complexidade do trabalho pedagógico; as potencialidades de aprendizagem dos alunos com múltiplas deficiências; a necessidade de investimentos na formação de professores para a atuação com alunos com este tipo de comprometimento no AEE e; as possibilidades da utilização de recursos de tecnologias assistivas e da comunicação alternativa, funcionando como instrumentos de compensação em benefício dos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Maira Gomes de Souza da Rocha, UFRRJ/ObEE - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

GARCIA, Dorcely. Isabel. Bellanda. Aprendizagem e desenvolvimento das funções complexas do pensamento e a deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. In: Deficiência e inclusão escolar. SHIMAZAKI, E. M. & PACHECO, E. R. (Org.). Eduem: Maringá, 2012.

GLAT, Rosana.; PLETSCH, Márcia. Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Série Pesquisa em Educação. Editora EduERJ, Rio de Janeiro, 2012.

MANZINI, Eduardo. José; SANTOS, Maria. Carmem. Fidalgo. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. v.1 Brasília: MEC, 2002.

NUNES, Leila Regina D´Oliveira de Paula. Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

PELOSI, Miriam. Bonadiu.; NUNES, Leila. Regina. D´Oliveira de Paula. A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva. Revista Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo, v. 22, n. 1, p. 52-59, jan./abr. 2011.

PINO, Angel. O biológico e o cultural nos processos cognitivos. In: Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. MORTIMER, E. F.; SMOLKA, A. L. B. (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ROCHA, Maíra Gomes de Souza da. Processos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-cultural. 2014. 233 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar / PPGEduc / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2014.

VIGOTSKI, Lev. Semyonovich. Pensamiento y linguaje: conferencias sobre psicologia. (Obras escogidas) volume II. Madrid: Visor, 1993.

______________. Fundamentos da defectologia (Obras escogidas) volume V. Visor. Madrid, 1997.

______________. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. In: Educação e Pesquisa v. 37, n.4, p. 861-870, dez., 2011.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

ROCHA, Maira Gomes de Souza da. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 225–238, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50464. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50464. Acesso em: 19 abr. 2024.