O FACEBOOK ENQUANTO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO QUE GOVERNA A CONDUTA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50446

Palavras-chave:

Facebook. Discurso. Docência. Poder Pastoral. Governo.

Resumo

O presente trabalho visa analisar como os discursos sobre uma imagem idealizada de professor, que circulam em redes sociais como o Facebook, vêm produzindo modos de ser docente. Para isso, analisamos as postagens publicadas em páginas virtuais como “Professores Sofredores”, “Professora Indelicada” e “Pedagogia da Depressão”, a partir de 2012, assim como os comentários feitos nessas páginas. Ao analisar o material empírico estabelecemos algumas relações com os estudos de Michel Foucault, a partir das problematizações que o filósofo faz sobre o poder pastoral. Nos discursos produzidos no Facebook vislumbramos algumas características do poder pastoral, reconfiguradas e atribuídas ao exercício docente na atualidade, aproximando o professor da figura de um pastor, condutor de um rebanho. Pautadas por uma vertente pós-estruturalista, sinalizamos, também, que os discursos produzidos nessas páginas vêm constituindo modos de ser e exercer a docência na Contemporaneidade, colocando o Facebook como um espaço pedagógico, pois, através das práticas discursivas que fabrica, conduz condutas, incidindo sobre o trabalho do professor e em como vivemos a docência hoje.

Biografia do Autor

Letícia Farias Caetano, Rede Municipal de Educação de Rio Grande

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEdu/FURG). Pedagoga. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG). Professora da Rede Municipal de Educação do Município do Rio Grande. E-mail: leticiafariascaetano@gmail.com

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta III do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. E-mail: kamila.furg@gmail.com

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

CAETANO, Letícia Farias; LOCKMANN, Kamila. O FACEBOOK ENQUANTO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO QUE GOVERNA A CONDUTA DOCENTE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 174–186, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50446. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50446. Acesso em: 29 mar. 2024.