FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.48612

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva.

Resumo

Educadores e pesquisadores brasileiros concordam que a perspectiva atual da inclusão dos alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais exige o repensar da escola, de modo a proporcionar ensino de qualidade para todos os alunos, sem exceção. Para que isso ocorra, a formação de professores torna-se essencial. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos graduandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Rio de Janeiro quanto a abordagem do tema Educação Especial e Inclusiva dentro do currículo do curso e refletir sobre a TA no âmbito da formação inicial de professores. O método do estudo foi um survey envolvendo 18 alunos da graduação de Pedagogia. O estudo foi desenvolvido em salas de aula da Faculdade de Educação onde foi aplicado um questionário. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados sugerem que os graduandos de fato não se sentem preparados para atuar com alunos com deficiência e outras NEEs. Trazem ainda pontos importantes para a reflexão sobre o currículo oferecido. Seriam eles: a reorganização das ementas das disciplinas a fim de evitar que um mesmo conteúdo seja dado em mais de uma disciplina, oferta mais diversificada de eletivas, inserção de disciplina de práticas pedagógicas e de estágio curricular na área.

Biografia do Autor

Luciana Meira Ferreira Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carolina Rizzotto Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Comunicação Alternativa e coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da UERJ. Membro da Sociedade Internacional em Comunicação Alternativa ISAAC. Membro da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

PINTO, Luciana Meira Ferreira; RIZZOTTO SCHIRMER, Carolina Rizzotto. FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE PENSAM OS FUTUROS PROFESSORES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 81–98, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.48612. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/48612. Acesso em: 28 mar. 2024.