TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BELÉM-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.47819

Palavras-chave:

Tecnologias Assistivas. Inclusão Escolar. Educação Especial.

Resumo

O presente artigo se propoe a apresentar dados preliminares de uma pesquisa que visa analisar de que forma a Rede Municipal de Ensino de Belém tem garantido equipar as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) com tecnologias assistivas, considerando que essas são fundamentais no processo de escolarização de alunos com deficiência. Assim, neste trabalho nos propomos a apresentar  as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) para a oferta de tecnologias assistivas nas SRM, conforme prevê o Plano Municipal de Educação em vigor neste município. O estudo foi realizado numa abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental. Como resultado destaca-se, a partir dos documentos municipais que a rede faz o levantamento quadrianual das necessidades de acessibilidade das escolas, contudo, ainda há a necessidade de aproximar os recursos de tecnologias assistivas ao perfil do público que atende.

Biografia do Autor

Angela Costa de Sousa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Tem experiência na área de Educação, pois atuou na Educação Infantil no ano de 2009. Desde 2013 é servidora pública efetiva da Rede Municipal de Ensino de Belém-PA atuando como professora do Ensino Fundamental I

Amélia Maria Araújo Mesquita, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Educação na Linha de Currículo e Formação de Professores e Doutora em Educação na Linha de Educação: Currículo, Epistemologia e História pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunto III do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e atua no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA) É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE, e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação - INFANCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas curriculares, inclusão de alunos com deficiência na escola básica e didática.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

SOUSA, Angela Costa de; MESQUITA, Amélia Maria Araújo. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BELÉM-PA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 55–80, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.47819. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47819. Acesso em: 21 abr. 2024.