A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: A BARBÁRIE EM TEMPOS DE FACEBOOK
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor W.. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor W.. Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis, Vozes, 1995.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AZEVEDO, Thiago, G. Identidade Digital: A crise das identidades no ciberespaço. Artefactum (Rio de Janeiro), v. n.1, p. 1-15, 2014. Disponível em: < http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/viewFile/225/280> Acesso em: 26 jan. 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2005.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: Tradição e Ciberespaço. Petrópolis: Vozes, 2007.
FERNANDES, Luís. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes, 2011. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso realizado em: 25 jan. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORTUNA, Tânia Ramos. A reinvenção da infância. Pátio Educ. Inf. Ano II nº 6, Dez. 2004/ Mar. 2005.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 201.
KIRSHNER, Renato; CIPOLINI, Marli O. A educação contra a barbárie: um confronto entre os ideais adornianos e jonasianos. Horizontes, v. 31, n.1, p. 101-109, jan./jun. 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 5. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2005.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MARX, K. Arbeitslohn. In: Kleine Ökonomische Schriften, Berlin, Dietz Verlag, 1955.
OLIVEIRA, Alessandro E.; ZUIN, Antônio A. S. Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial. Linhas críticas. Brasília, DF, v 17, n. 34, p. 562-582, set/dez. 2011.
OLIVEIRA, Isolina. Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC, v. 9, n. 3, p. 17-29, 2015. Disponível em: Acesso em: 27 jan. 2018.
RUSH, Michel. Novas mídias na arte contemporânea. Trad. Cássia Maria Nasser. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TONUCCI, Francesco. A verdadeira democracia começa aos três anos. Pátio Educação
Infantil, Porto Alegre, ano 3, n. 8, p. 16-20, jul./out. 2005.
WHITE, D. S.; LE CORNU, A.. Visitors and Residents: A new typology for online engagement. First Monday, Chicago, v.16, n. 9, 2011.
XAVIER, A. et al. A educação após Auschwitz. Pedagogia ao Pé da Letra, 2012. Disponível em: Acesso em: 27 jan. 2018.
DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.45642
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.