NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: A CULTURA DIGITAL E A SOCIABILIDADE EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44795

Palavras-chave:

educação museal, cultura digital, sociabilidade em rede

Resumo

A educação museal tem se constituído como um campo de estudos cujos interesses convergem, em grande medida, para a delimitação de sua especificidade. Compreender quais atores, práticas, processos e políticas que atuam nesse campo, bem como seus impactos percebidos tanto na instituição museal quanto na sociedade, são temas de estudo que contribuem para delimitar seu escopo e solucionar questões advindas da prática educacional museal. O uso das tecnologias digitais e a criação de uma infraestrutura informacional em rede nos museus nacionais tem surgido como um tema importante de investigação nos últimos anos, seja pela perspectiva de novas formas de socializar os acervos e ampliar seu potencial de apropriação simbólica, seja por novas práticas de gerir e organizar os museus para suas atividades fins. Entretanto, poucas são as reflexões que se debruçam sobre seus usos e impactos na educação museal, sobretudo aquelas que se propõem a entender seus efeitos e possibilidades para além do simples uso direto de determinadas técnicas e tecnologias. Que novas possibilidades de exercício do educar em museus essas práticas podem trazer? De que maneiras essas possibilidades podem dialogar com a gestão e a socialização dos acervos? Como pensar a formação do museólogo a partir desse cenário? De que formas novos usos da informação podem potencializar a prática da museologia? Este artigo pretende debater, a partir de uma reflexão teórica, como os educadores museais podem, frente às perspectivas apontadas pelos novos cenários informacionais, estabelecer processos de sociabilidade em rede por meio das novas práticas sociais vivenciadas pela cultura digital.

Biografia do Autor

Luciana Conrado Martins, Percebe

Historiadora, com especialização em Museologia e doutorado em Educação, atuo desde da graduação na área de museus e patrimônio, com especial ênfase na educação e na difusão de acervos. Desde 2016 desenvolve projetos e pesquisas sobre tecnologias digitais para museus e instituições culturais, trabalhando a partir da potencialidade do uso dessas tecnologias para a organização e a difusão dos acervos. Tem atuação em diferentes instituições, como Museu de São Carlos, a Expomus e o Instituto Butantan. Desde 2009 é sócia da Percebe (www.percebeeduca.com.br), empresa voltada para a consultoria a museus e instituições culturais. É coordenadora de estratégia institucional e pesquisa do projeto Tainacan, onde atua como responsável pela pesquisa de maturidade tecnológica dos museus do Ibram, e na implantação do Tainacan nos museus.

Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília

Professor no curso de Biblioteconomia e do PPGCINF da Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB) e no PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia da Computação pela UNICAMP e doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina. Têm trabalhado com acervos e repositórios digitais, sobretudo na área da cultura, dados abertos ligados e websemântica, com especial interesse em estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

MARTINS, Luciana Conrado; MARTINS, Dalton Lopes. NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: A CULTURA DIGITAL E A SOCIABILIDADE EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 199–216, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44795. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44795. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática