A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Fernanda Santana Rabello de Castro Instituto Brasileiro de Museus

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40706

Resumo

Abordamos a construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM, 2012-2017) a partir da análise do desenvolvimento das políticas públicas desse campo, no Brasil. Destacamos o aspecto participativo desse processo, liderado pelo Instituto Brasileiro de Museus, que contou com a atuação de educadores museais, professores, pesquisadores, estudantes e demais atores da sociedade civil e culminou no lançamento do Caderno da PNEM. Essa publicação apresenta-se como um marco na história da Educação Museal no Brasil, contendo textos que orientam e dão subsídios para o desenvolvimento de políticas, práticas e reflexões teóricas em torno da Educação Museal. A partir desse conteúdo apresentamos o Programa Educativo e Cultural, entendido como uma Política Educacional, documento sugerido pelos princípios da PNEM, como ferramenta de fortalecimento do campo, valorização de seus profissionais e desenvolvimento de boas práticas.

Biografia do Autor

Fernanda Santana Rabello de Castro, Instituto Brasileiro de Museus

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Especialização Lato sensu em Ensino de História e Cultura da África e do Negro no Brasil pela UCAM (2007), Mestrado em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Políticas e Instituições Educacionais e Doutorado em Educação pelo PPG-Educação da Universidade Federal Fluminense, na linha de Filosofia, estética e sociedade. Realizou doutorado sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal (2017). Foi professora de história no Ensino Fundamental- Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis e professora de história nos Ensinos Fundamental e Médio e também na Educação de Jovens e Adultos- Secretaria de Estado de Educação-RJ (2006-2010). É educadora no Museu da Chácara do Céu - IBRAM/RJ e no Museu Histórico Nacional (desde 2010). Coordenou o GT de Redes e Parcerias e integrou a equipe do Programa Nacional de Educação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (2012-2018). Coordenou o Curso de Especialização em Educação Museal, da parceria feita entre os Museus Castro Maya, o Museu da República e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro/ FAETEC (2014-2016). Realiza pesquisas sobre políticas públicas de museus e educação museal, trabalhando com pesquisa de público, avaliação, formação de educadores, elaboração de programas, projetos e ações educativas dos Museus em que trabalha. Coordena as atividades da linha de pesquisa "Educação Museal: conceitos, história e políticas", vinculada ao grupo "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" no MHN. Integra o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (2014-2019). Interessa-se por pesquisas na área de políticas públicas para educação e cultura.

Referências

AMBROSE, Timothy; PAINE, Crispin. Museum basics. Abingdon: Routledge, 2006.

BRÜNINGHAUS-KNUBEL, Cornelia. A Educação do Museu no Contexto das Funções Museológicas. In: ICOM. Como gerir um museu: manual prático. Paris, ICOM, 2004. p. 129-144.

COSTA et. all. Educação Museal. In: Caderno da PNEM. Brasília: Ibram, 2018. p. 73-77

HOOPER-GREENHILL, Eilean et. all. Writing a museum education policy. Leicester: Leicester University press, 1991.

IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: Ibram, 2018.

IBRAM. Documento Final da PNEM. Brasília: Ibram, 2017.

IBRAM. Subsídios para elaboração de planos museológicos. Brasília: Ibram, 2016.

BRASIL. Legislação sobre museus [recurso eletrônico] : Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto de Museus, Lei n° 11.906, de 20 de janeiro de 2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e legislação correlata. – 3. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/14599>. Acesso em: 8 mar. 2019.

LIMA, Isabel Victória Van Der Lay. O estágio em museus de ciência: O Museu como Espaço de Produção do Conhecimento e Formação. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação - PUC-RJ. 2018. Disponível em: <http://www.gepemci.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Tese-Isabel-Lima.pdf>. Acesso em: 11 de março de 2019.

MARTINS, Luciana Conrado. Política Educacional, Missão Educativa, Programa Educativo e Cultural. In: Caderno da PNEM. Brasília: Ibram, 2018. p.93-98.

TALLBOYS, Graeme K. Museum educator’s handbook. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

DE CASTRO, Fernanda Santana Rabello. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA PROFISSIONAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 90–114, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.40706. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/40706. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática