ESTUDO FORMATIVO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIBERCULTURA

Autores

  • Irene Pena Bittencourt UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34175

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar um estudo a respeito dos conceitos de letramento científico (SOARES, 2002), pois esta é uma palavra que possui diversos sentidos e significações. Faremos um recorte e daremos foco aos letramentos digitais, que sugerem que o praticante cultural tenha domínio das possibilidades que o digital possui, garantindo práticas letradas, onde ele atribua sentido ao que se lê e escreve na tela (BUZATO, 2003). E como esses letramentos construirão novas práticas educacionais, pois será um elemento caro para uma inovação que a Educação Brasileira precisa. Eles se darão no contexto da Cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades (SANTOS, 2012, 2014). O texto analisará o que alguns autores entendem por letramento, e o que pesquisadores com seus praticantes culturais vêm produzindo. Essa análise se baseará no fazerpesquisa, na metodologia da Pesquisa Formação do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, coordenado pela professora Edméa Santos. O presente estudo é fruto do eixo2, no qual nosso objetivo é mapear e utilizar softwares para produção e interpretação de dados em contextos digitais. Este eixo pertence à Pesquisa Institucional, “Análise de dados em pesquisa-formação na cibercultura”, que pretende investigar teorias, práticas e dispositivos que potencializem a produção, análise e interpretação de dados produzidos em contextos de pesquisa-formação mediados por tecnologias digitais em rede. Temos como resultado as potencialidades dos novos letramentos digitais produzidos que vão se inserindo para contribuir para a educação brasileira que utilizará novas práticas educacionais, para formar mais praticantes que sejam letrados digitalmente. Além disso, a produção da resenha do livro New Literacies? New Agencies? a Brazilian perspective on mindsets, digital practices and tools for social action in and out of school organizado por Eduardo S. Junqueira.

Biografia do Autor

Irene Pena Bittencourt, UERJ

Graduanda em Licenciatura em Letras pela UERJ, Professora do curso Pré Vestibular Transformar e membro do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, Tutora de Língua Portuguesa na E.M. Maranhão. Email: irenebittenncourt@gmail.com

Referências

AHEARN, L. M. (2001). Language and agency. Annual Review of Antropology. 30(1), 109-137.

ALCADIPANI, TURETA, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1765/1765.pdf

ALVES, Nilda. Sobre o movimento das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008.

BAZERMAN, C. (2006a). Gênero, agência e escrita. São Paulo, Brasil: Cortez.

BAZERMAN, C. (2006b). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo, Brasil: Cortez.

DE CERTEAU, M. (1984). The practice of everyday life. Berkeley, CA: University of California Press.

FOUCALT, M. (1978). The history of sexuality. New York, NY: Patheon.

FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido. (28nd ed.). Rio de Janeiro, Brasil: Paz e Terra.

GOMES, Luiz Fernando. If You Can’t Play, Don’t Come Down to the Playground!. 2013.

JUNQUEIRA, Eduardo S. Peer-based Work and Agency in the School Computer Lab: Learning New Literacies as a Collective Practice.

LANKSHEAR, C., & Knobel, M. (2003). New literacies: Changing knowledge and clasromm practice. Buckingham, England: Open University Press.

LATOUR, B. (1996). On interobjectivity. Mind, Culture, and Activity, 3 (4), 228-245.

LEFFA, Vilson J. Distributed Agency in Avatar-based Learning. 2013.

MANDELERT, Diana. Reprovação em Escolas de Prestígio, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1765/1765.pdf. 2010.

MONTE MÓR, Walkyria. The Development of Agency in a New Literacies. 2003.

RIBEIRO, Ana Elisa., COSCARELLI, Carla Viana. Agency, Collaborative Writting, and ICTs: A Brief Analysis of Three Cases of Textual Production Using Google Docs.

RIBEIRO, Mayra. A sala de aula no contexto da Cibercultura: Formação docente e discente em Atos de Currículo. 2015

SANTOS, E.; ROSSINI, Tatiana. Interactivity, Agency and Mediation in 3D Virtual Worlds. 2013.

SANTOS, Rosemary. Formação de Formadores e Educação Superior na Cibercultura: Itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Facebook. 2015.

SEWELL, W. H. (1992). A theory os structure: Duality, agency and transformation. American Journal of Sociology, 98(1), 1-29.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

BITTENCOURT, Irene Pena. ESTUDO FORMATIVO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 197–211, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.34175. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/34175. Acesso em: 18 abr. 2024.