CORPOARTE E IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE AS VISUALIDADES JUVENIS NAS ESCOLAS

Autores

  • Rosana Da Silva Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33814

Palavras-chave:

Cotidiano Escolar. Arte. Corpo. Identidades. Juventudes

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consiste em investigar aspectos presentes nas apresentações corpóreas de alguns alunos de uma unidade do Colégio Pedro II, com idade entre nove e onze anos. As investigações acerca do tema foram realizadas a partir do seguinte problema: as imagens que os estudantes formulam com suas configurações corpóreas podem ser encaradas como um tipo de criação artística? Nesta reflexão, proponho também, demonstrar que a nossa experiência corporal, que cremos muitas vezes ser individual, está invadida e modelada, desde o início, pela sociedade em que vivemos e por nossas relações. Almejo, desta forma, apontar outras possibilidades de apreensão de um corpo frequentemente entendido como uma realidade cerrada e íntima e sublinhar a sua condição aberta e dinâmica em função da sua mediação social, e assim problematizar estéticas difundidas pelas mídias – que visam caracterizar as etapas da juventude – analisar o papel reservado ao corpo dos estudantes no cotidiano escolar e realizar uma breve análise a respeito de sua participação no processo formativo. Proponho uma discussão acerca das imagens que os jovens figuram com seus corpos a fim de alinhavar outros contornos de nossas referências para o ensino e para nossa visão sobre o humano. Nos capítulos que integrarão esta pesquisa, abordarei o corpo como lugar de criação, real e potencial, como sujeito e objeto de suas próprias construções visuais, destacando também alguns aspectos do seu caráter simbólico.

Biografia do Autor

Rosana Da Silva Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Licenciatura Plena (2007), especialização em Ensino da Arte pela Universidade Veiga de Almeida (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora de Artes Visuais no Colégio Maria Imaculada. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Corpoarte e identidades: um estudo sobre as visualidades juvenis nas escolas.

Referências

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. In: Revista brasileira de educação. N.23, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003.

BERINO, Aristóteles de Paula; FILHO, Aldo Victório; SOARES, Conceição Silva (orgs.). A Fartura das Juventudes: Tramas entre Educação, Mídia e Arte. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

______ . (org.). Ensino e Pedagogia da Imagem. Seropédica: EDUR, 2013.

______. A Economia Política da Diferença. São Paulo: Cortez, 2007.

______. Brincando nos campos dos estudos culturais: educação, arte & imagens nas cidades. In: Anais do VI ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2010.

______. Currículos Praticados e Pedagogia da Imagem. In: MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos (orgs.). Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2009.

______. Iconografia Escolar: Algumas imagens para conversas sobre as juventudes. In: GAWRYSZEWSKI, Alberto (org.). Olhares sobre narrativas visuais. Niterói: Editora da UFF, 2012.

______. Juventude: entre o jardim e o bosque – Notas de uma pesquisa sobre visualidades e conhecimentos da vida nas escolas. In: PLETSCH, Márcia Denise; RIZO, Gabriela. Cultura e formação: contribuições para prática docente. Seropédica: EDUR, 2010.

______. Juventudes, estetização da escola e artealização do cotidiano: olhar e imagens na pesquisa em educação. No Prelo.

BRETON, David Le. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2013.

______. Antropologia do Corpo e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 2013.

______. A comunicação entre corpos e metrópoles. In: Revista Signos do Consumo – v 1, n.1, 2009.

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

______. Culturas Extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

______. Metrópole comunicacional. Revista USP, São Paulo, n.63, p. 110-125, setembro/novembro 2004.

CATANI; GILIOLI. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: UNESP, 2008.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

COLI, Jorge. O que é arte. 15ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. SP: 2003.

DEWEY, John. Vida e educação. 9ª. Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos. BH: Autêntica, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 28º. Ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

_______. História da sexualidade 2: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GEERTZ, Clliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

______. Estudios Culturales Dos Paradigmas. In Revista Causas y azares - n. 1, 1994.

HARAWAY, Donna e KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. organização e tradução Tomaz Tadeu – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada: uma abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como obra de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.

KATZ, Helena & GREINER, Christine. A Natureza Cultural do Corpo. In: Lições de Dança 3. SOTER, Silvia & PEREIRA, Roberto (org.): pág. 77-98. UniverCidade Ed., Rio de Janeiro, 2002.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de

Educação, São Paulo: Anped, n. 5 e 6, p. 5-14, maio/ago. e set./dez. 1997. Número

Especial: Juventude e Contemporaneidade.

MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, e com se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educação e Sociedade - V.28 n.98. Campinas: 2007.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos Praticados: regulação e emancipação do Cotidiano Escolar: GT: Currículo /n.12. Rio de Janeiro, 2004.

______ Pesquisa Acadêmica, vida cotidiana e juventude: desafios sociológicos. GT: Currículo /n.12. Rio de Janeiro, 2004.

SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

PINTO, Rosana Da Silva. CORPOARTE E IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE AS VISUALIDADES JUVENIS NAS ESCOLAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 214–215, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33814. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33814. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações