INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA SE (RE)PENSAR O DIGITAL EM REDE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Viviane Aparecida Tomaz Polate Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33478

Palavras-chave:

Inclusão digital, educação, tecnologias, ensino.

Resumo

Este trabalho monográfico tem como objetivo investigar as potencialidades de ensinar-aprender engendradas pelos usos das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica foram traçados possíveis caminhos para se (re)pensar o digital em rede na prática pedagógica, de forma a se refletir sobre seu papel mediador nos processos educacionais. Para isso, buscou-se considerar a importância dos aspectos metodológicos no trabalho com os conhecimentos, da familiarização do professor com o digital em rede e do quanto a instituição de ensino está preparada para receber esta nova geração de alunos que convivem no seu dia a dia com essas novas tecnologias.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Tomaz Polate, Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Referências

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

POLATE, Viviane Aparecida Tomaz. INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA SE (RE)PENSAR O DIGITAL EM REDE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 118–135, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33478. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33478. Acesso em: 19 abr. 2024.

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