ENSINAR E APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E TENSÕES

Julio Lucas de Oliveira

Resumo


Este artigo é centralizado em discutir as dificuldades do corpo docente na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na prática pedagógica. O objetivo principal da pesquisa é identificar os problemas que causam a falta de preparo, de orientação, de investimento e, até, de interesse por parte dos educadores. A pesquisa traz à tona as questões do despreparo e das barreiras que os professores encontram na utilização das TICs e os receios que os mesmos têm em usá-las, além de buscar explicações para a baixa aplicação de recursos pelo governo, local onde serão realizadas as pesquisas que buscarão responder às questões aqui elencadas e soluções para o desafio de unir tecnologia e educação.


Palavras-chave


Prática pedagógica; Tecnologias da Informação e Comunicação; formação continuada.

Texto completo:

PDF

Referências


ATHAYDE, Rafael. Jogos Digitais na Educação Física Escolar: JUST DANCE NOW vai para sala de aula. UFSC. Florianópolis, SC. 2016.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. Inclusão digital – polêmica contemporânea. UFBA. Salvador, BA. EDUFBA. 2013.

CANTINI, Marcos Cesar; BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; FARIA, Daniel da Silva; FABRÍCIO, Fernanda Biazetto Vilar; BASZTABIN, Rogério; MATOS, Elizete. O Desafio do Professor Frente as Novas Tecnologias. S/D.

CGI.br. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2015. Disponível em . Acesso em 20/SET/2017.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do. Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática, Porto Alegre, RS. 2013.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino. Jogos Eletrônicos e Educação: Um Diálogo Possível com a Escola. Rio de Janeiro, RJ. 2009.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sobre o ProInfo. Disponível em . Acesso em 18/SET/2017.

FONSECA, Elias Antonio Almeida da; BARRÉRE, Eduardo. Possibilidades e Desafios na Utilização e Seleção de TDIC para o Ensino de Matemática em Escolas Públicas. ULBRA, Canoas, RS. 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, RJ. 1987.

GOULART, Nathalia. Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Disponível em . VEJA.com. 2010. Acessado em 28/AGO/2017.

Jornal Nacional. Parte dos professores acha o computador desnecessário no ensino. Disponível em . Acessado em 29/AGO/2017.

LEMGRUBER, Márcio Silveira. Educação a Distância: para além dos caixas eletrônicos. UFJF. S/D.

MARCON, Karina; MACHADO, Juliana Brandão; CARVALHO, Marie Jane Soares. Arquiteturas Pedagógicas e Redes Sociais: Uma experiência no Facebook. UFRGS, Rio de Janeiro, RJ. 2012.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação Docente e Novas Tecnologias. Disponível em . Brasília, DF. 1998. Acessado em 28/AGO/2017.

Ministério da Educação (MEC). Programas do MEC voltados à formação de professores. Disponível em . Acessado em 01/SET/2017.

Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Básica. Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, DF. 2017.

Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação a Distância (SEED). Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE/Caracterização e Critérios para Criação e Implantação. Brasília, DF. S/D.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. São Paulo, PR. 2004.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2000.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Salvador, BA. 2002.

SANTOS, José Vicente dos. Formação do Professor Frente às Novas Tecnologias. S/D.

SILVA, Valdirene Maria da; SILVA Sandra Regina Paz da. A Introdução da Informática na Prática Pedagógica dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Marechal Deodoro. Marechal Deodoro, AL. 2009-2010.

UNESCO. Padrões de Competência em TIC para Professores - Diretrizes de implementação Versão 1.0. Disponível em . Acessado em 05/SET/2017.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A questão da formação do professor. PUC-SP, São Paulo, SP. 1997.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33476

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.