(RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Wagna Andrade Silva

Resumo


Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar quais usos que os docentes fazem das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Para isso, o trabalho de campo realizado em 2017 centralizou seus esforços em conhecer essas práticas através da análise interpretativa de relatos online produzidos e enviados por quinze professores do primeiro segmento do ensino fundamental que atuam em múltiplos cotidianos escolares. Através da abordagem teórico-metodológica dos estudos com os cotidianos, o instrumento metodológico de pesquisa utilizado foi o Google formulário. Como resultado desta experiência, os professores participantes da pesquisa evidenciaram o quanto os usos das tecnologias digitais são plurais e distintos, ainda que falte infraestrutura nas escolas e formação continuada atenta a (re)pensar o digital na prática pedagógica.


Palavras-chave


Tecnologias digitais, prática docente, pesquisa com o cotidiano, ensino fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilda. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias, Rio de Janeiro, ano 4, n. 7-8, jan./dez. 2003.

ALVES, Nilda. Políticas e cotidianos em redes educativas e em escolas. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.

AMANTE, Lúcia; OLVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda. Cultura da avaliação e contextos digitais de aprendizagem: o modelo PrACT. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 135-150, set./dez. 2017.

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Atos de currículo na educação online. Dissertação (Mestrado), UERJ, Rio de Janeiro, 2015.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Mídias e educação infantil: desafios na prática pedagógica. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 131-146, jul./dez. 2013.

CRUZ, José Anderson Santos; BIZELLI, José Luiz. Sociedade, tecnologias e educação: as Tecnologias da Informação e Comunicação e o pensar da sociedade concreta. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 5, p. 258-266, 2014.

CUTRIM, Raylson, dos Santos; LIMA, Francisco Renato. Educação E Tecnologias: Inter-Relações Entre Teoria E Práticas Pedagógicas No Processo De Ensino E Aprendizagem No Ensino Fundamental. Cadernos de Educação,

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, (Coleção Leitura), 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades na tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, historias e propostas. Porto Alegre: Artes Medicas,1997.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Utopias praticadas: justiça cognitiva e cidadania horizontal na escola pública. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 15, n. 2, jul./dez. 2013.

SANTOS, Rosemary; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprender e Ensinar em 140 Caracteres- Comunicação em Rede: formação na cibercultura. Revista EducaOnline, v. 8, p. 61-81, 2014.

SILVA, Marco. Formação de professores para a Docência Online. Braga: Universidade do Minho, 2009a.

SILVA, Marco. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 267-287, 2009b.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33409

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores:

           


Índice de citação de artigos:


Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.