DA TELEVISÃO ANALÓGICA AOS CANAIS DO YOUTUBE NA INTERNET: OUTRAS FORMAS DE PRODUZIR E COMPARTILHAR

Autores

  • Simone Lucena Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.32529

Palavras-chave:

Televisão analógica, TV digital, WebTV, Cibercultura, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da história da televisão analógica no Brasil bem como entender as potencialidades da TV digital, da WebTV e da rede YouTube. A relevância desde texto, que é uma pesquisa bibliográfica, está no fato de discutir novos formatos para a produção audiovisual na internet e sua importância para a educação. Para tanto utilizamos referenciais como Lucena (2009, 2012), Lemos (2003, 2009), Lévy (2000), Santaella (2007) e Santos (2000). A televisão analógica foi uma invenção desenvolvida em meados do século XX, porém ao longo de algumas décadas a forma como inicialmente a televisão foi pensada tem se modificado. A grande transformação no sistema televisivo surgiu no inicio do século XXI com a TV digital. A TV digital é na verdade uma nova mídia. Não se trata de um aperfeiçoamento tecnológico, mas de uma mídia, que combina e absorve as tecnologias existentes e que poderá produzir outras tantas mídias, a depender das escolhas políticas. É também no início do século XXI que temos uma expansão da internet por meio de fibras e óptica, das redes Wi-fi e das tecnologias móveis que ampliam as potencialidades da cibercultura ao disponibilizar novas interfaces de comunicação, produção e publicação de conteúdos. Para a educação estas potencialidades da cibercultura são de grande importância, pois possibilita novas formas de produzir e compartilhar saberes e culturas.

Biografia do Autor

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Porfessora do Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora na área de educação, comunicação e tecnologias.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

LUCENA, Simone. DA TELEVISÃO ANALÓGICA AOS CANAIS DO YOUTUBE NA INTERNET: OUTRAS FORMAS DE PRODUZIR E COMPARTILHAR. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 31–50, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.32529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/32529. Acesso em: 25 abr. 2024.