AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS E FERRAMENTAS QUE INFLUENCIAM A INTERAÇÃO ONLINE

Autores

  • Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.31393

Palavras-chave:

ambientes virtuais, EAD, interação, interatividade, ferramentas digitais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as interações e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem -AVA Moodle de uma disciplina do curso de Pedagogia - UAB da Universidade Federal de Alagoas, bem como identificar a concepção que alunado possui sobre a influência da interação no processo de ensino aprendizagem. Partindo do conceito que aprender envolve interação e participação de todos e que na EAD a mediação acontece por meio do AVA. A questão norteadora é a seguinte: O que motiva o aluno a interagir no AVA e quais as ferramentas e elementos disponíveis no AVA que influenciam a interação virtual? O estudo teórico tem como base Behar (2013), Illera (2010), Mattar (2011), Silva (2017) entre outros autores que serviram de fundamentação teórica/bibliográfica para este estudo. O percurso metodológico envolveu coleta de dados por meio de questionários aplicados a alunos do curso de Pedagogia EAD. Os resultados permitiram perceber que os alunos compreendem a interação como elemento importante para a construção colaborativa do conhecimento e que as principais ferramentas de interação é o email, fórum e os espaços de postagem de atividades que servem como meio para troca de conhecimentos.

Biografia do Autor

Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

Graduada em Pedagogia Plena pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2017, com experiência em pesquisas na área da Educação, com enfase nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos educativos.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

CAVALCANTE DE OLIVEIRA, Josefa Kelly. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS E FERRAMENTAS QUE INFLUENCIAM A INTERAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 185–196, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.31393. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/31393. Acesso em: 26 abr. 2024.