EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EAD: INDAGAÇÃO ONLINE COM OS PROFESSORES EM AVA
Resumo
Esta tese de doutoramento apresenta compreensões sobre como uma comunidade de professores em pesquisa-formação online desenvolve/compreende a experimentação em Ciências na Educação a Distância (EaD). Este estudo envolveu treze professores de Ciências, com formações em Química, Física e Biologia, no pensar/atuar em ações coletivas registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Tópico Especial: Experimentação em Ciências na EaD (TEECE) do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grade (FURG). Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem como forma de interligar o enfoque genético no desenvolvimento do professor/pesquisador à formação acadêmico-profissional de cada participante. Este é um campo investigativo recente na/sobre formação de professores da área de Ciências nesta modalidade educativa, que emerge, essencialmente, a partir da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na estruturação do histórico da experimentação em Ciências, são destacados diferentes potenciais às atividades do laboratório didático no contexto escolar e acadêmico, enfatizando processos mediados com artefatos científicos da Ciência contemporânea no possibilitar as comunicações e interações dos sujeitos em um cenário de pesquisa-formação online. Dessa forma, é abordada a constituição do campo empírico, delimitado à quinta semana de atividades, associada ao estudo dos intensos diálogos entre os colegas registrados em fóruns e chat frente às questões abertas em atividades com o uso de vídeo e simulador. A partir da linguagem registrada, acontece a construção conjunta da comunicação e do conhecimento, com os professores distantes geograficamente, em torno do efeito estufa, em AVA via/na web. O fenômeno é situado conexo à experiência vivida pelo professor/pesquisador, com aperfeiçoamentos teórico-práticos das atividades investigativas propostas em interfaces do ambiente Moodle na EaD. Esta é uma pesquisa-ação prático-colaborativa com base filosófica fenomenológica hermenêutica, desenvolvida pela produção textual auto-organizada de metatexto, em que o corpus de análise das informações teóricas e empíricas é estudado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), incluindo as três categorias emergentes na construção dos argumentos centrais do estudo. O primeiro argumento contempla as interações entre os professores e os artefatos da experimentação em Ciências na EaD e amplia as compreensões na construção de modelos dos fenômenos. O segundo trata sobre o operar dos artefatos na experimentação em Ciências na EaD, que acontece pelo diálogo e pelos questionamentos dos professores em interfaces no AVA. O terceiro envolve a atuação com os professores no planejamento da aula, que se constitui em pesquisa-formação online pela construção conjunta das comunicações e dos conteúdos em AVA na EaD. Estes compõem o argumento aglutinador da pesquisa: A indagação online da experimentação em Ciências na EaD constitui pesquisa-formação com os professores em AVA pela interatividade no compreender os fenômenos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.31059
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexação:
Google Acadêmico::
Visualizações:
Licença:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por Stella Oxendine (2020-06-10)
por Lisa Gatty (2020-06-20)
por Lucille Komine (2020-07-21)
por Boyd Frantz (2020-07-28)
por Trevor Peachey (2020-07-29)
por Emely Metters (2020-08-03)
por Bailey Beall (2020-08-04)
por Enriqueta Josephson (2020-08-14)
por Alonzo Collocott (2020-08-14)
por Karry Camarillo (2020-08-14)
por Claudia Schrader (2020-08-14)
por Wilford Sandlin (2020-08-15)
por Anglea Worrell (2020-09-20)
por Alvin Ethridge (2020-09-21)
por Leif Vernon (2020-09-22)
por Celeste Boothe (2020-09-23)
por Millie Bevington (2020-10-03)
por Denise Lowry (2020-10-03)
por Margaret Frank (2020-10-04)
por Dale Porteus (2020-10-04)
por Frederick Baca (2020-10-06)
por Hong Castanon (2020-10-08)
por Kraig Emma (2020-10-13)
por Norberto Hayner (2020-10-13)
por Maribel Selig (2020-10-17)
por Nellie Boote (2020-10-19)
por Cristine Dahms (2020-10-20)
por Darin Leachman (2020-10-24)
por Selma Castle (2020-10-25)
por Kala Nina (2020-10-25)
por Augustus Using (2020-10-26)
por Kristine McCrae (2020-10-31)
por Doreen Gilles (2020-10-31)
por Estelle Easterbrook (2020-11-01)
por Pablo Henninger (2020-11-02)
por Wilford Heron (2020-11-11)
por Iona Lawson (2020-11-11)
por Angelika Scarberry (2020-11-20)
por Blair Eichelberger (2020-11-20)
por Klaudia Evers (2020-11-21)
por Odessa Hindley (2020-11-21)
por Leroy Starke (2020-11-21)
por Terrie Fairchild (2020-11-22)
por Santo Pitcairn (2020-11-22)
por Ona Gula (2020-11-23)
por Marylyn Weinstein (2020-11-24)
por Luisa Vernon (2020-11-25)
por Naomi Tildesley (2020-11-27)
por Lamar Caudle (2020-11-27)
por Shelli Church (2020-11-27)
por Arron Hamilton (2020-11-27)
por Elton Joseph (2020-11-27)
por Cecila Roberson (2020-11-27)
por Blondell Fullarton (2020-12-01)
por Florida Heitmann (2020-12-01)
por Alicia Hargraves (2020-12-01)
por Cruz Fugate (2020-12-04)
por Maritza Soule (2020-12-10)
por Carma Mims (2020-12-10)
por Melva Tarpley (2020-12-11)
por Galen Dugger (2020-12-12)
por Clint Callaghan (2020-12-12)
por Aidan Peoples (2020-12-13)
por Stacia Paige (2020-12-13)
por Roma Knetes (2020-12-13)
por Tamera Seeley (2020-12-13)
por Latosha Glassey (2020-12-13)
por Gabriella Homan (2020-12-13)
por Dong Frankland (2020-12-14)
por Constance Croll (2020-12-22)
por Evie Burgos (2020-12-27)
por Leoma Boudreaux (2020-12-28)
por Lyle Frazer (2021-01-20)
por Heike Fultz (2021-01-21)
por Agnes McBeath (2021-01-21)
por Tamera McCash (2021-01-22)
por Maynard Greer (2021-01-22)
por Amado Zajac (2021-01-22)
por Wilfred Distefano (2021-01-22)
por Chana Zimpel (2021-01-22)
por Concetta Mares (2021-01-23)
por Dulcie Delgado (2021-01-23)
por Kermit Dynon (2021-01-24)
por Stephan Barone (2021-01-24)
por Julianne Bowers (2021-01-24)
por Bettye Bozeman (2021-01-25)