Formação ou Capacitação em TIC? Reflexões sobre as Diretrizes da UNESCO

Autores

  • Nelson De Luca Pretto UFBA - Faculdade de Educação
  • Maria Sigmar Coutinho Passos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30490

Palavras-chave:

Formação de professores, Diretrizes da UNESCO, Proinfo Integrado, TIC e educação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as concepções de formação de professores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação tomando como principal fonte para análise o documento da UNESCO intitulado “Padrões de Competência em TIC para Professores”. Lançado em 2008, tal publicação pode trazer elementos para compreensão acerca das políticas de formação de professores em diversos países, inclusive no Brasil. Neste sentido, buscamos estabelecer os possíveis nexos entre essas diretrizes e os direcionamentos adotados para a formação de professores nas políticas de inserção das TIC nas escolas tomando como objeto os documentos referentes ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. A metodologia consiste na análise de conteúdo dos documentos oficiais dos programas publicados pelas referidas instituições (UNESCO e MEC). Concluímos afirmando a defesa de uma perspectiva de formação que não se resuma à capacitação tecnológica, mas proporcione aos professores uma inserção ativa na cultura digital.

Biografia do Autor

Nelson De Luca Pretto, UFBA - Faculdade de Educação

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade federal da Bahia

Doutor em Comunicação, USP, 1994. Bolsista do CNPq.

orcid.org/0000-0001-8152-8963

Maria Sigmar Coutinho Passos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Maria Sigmar Coutinho Passos

mariasigmar@gmail.com

Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em História (UFBA), Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Doutora em Educação (UFBA).

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

PRETTO, Nelson De Luca; PASSOS, Maria Sigmar Coutinho. Formação ou Capacitação em TIC? Reflexões sobre as Diretrizes da UNESCO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9–32, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30490. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo