Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha

Autores

  • José Gomes da Silva Universidade Tiradentes
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30460

Palavras-chave:

Políticas transnacionais, globalização, educação, TIC, estudo comparado

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar os resultado de um estudo comparado entre as políticas educativas para integração das TIC na escola, no Brasil e na Espanha, analisando possíveis convergências e divergências, com foco nas influências da globalização no contexto internacional e nacional dessas políticas. A abordagem da investigação é predominantemente qualitativa e quanto ao procedimento é de natureza documental, por meio do método do estudo comparado. Como técnica de coleta de dados utilizamos a análise documental. Nesse sentido, recorremos a fontes tais como: leis, resoluções, decretos, normas, pareceres, informes oficiais e relatórios técnicos. Tratando sobre as políticas transnacionais para integração das TIC, identificamos a influência da globalização na formulação dessas políticas no Brasil e na Espanha, apresentando alguns pontos de convergência, evidenciando que a globalização tem gerado processos de reformas nos sistemas educativos no Brasil e principalmente na Espanha. Esses processos têm apontado para a criação de modelos educativos largamente estandardizados através de políticas educativas de natureza transnacional.

Biografia do Autor

José Gomes da Silva, Universidade Tiradentes

Pedagogo. Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha.  Professor pesquisador – UNIT / PNPD. Membro do grupo de Estudo, Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação – PPPG – Universidade Tiradentes – Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Curso de Comunicação Social e editora científica desta Instituição. Desde setembro de 2016 está fazendo estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq).

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestrado em Educação pela UFS e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro em Portugal. Atualmente, é professor PPGII-II do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED/UNIT.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

SILVA, José Gomes da; PORTO, Cristiane Magalhães; LINHARES, Ronaldo Nunes. Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 98–114, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30460. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo