POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COM NARRATIVAS DE VIDA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

Ana Paula Marques Beato-Canato

Resumo


Atualmente, o ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos tem sido focado em gêneros textuais e temas avaliados como relevantes para o meio profissional e/ou acadêmico no qual os estudantes possivelmente atuarão (RAMOS, 2004; BEATO-CANATO, 2011). Todavia, no ensino de nível médio-técnico profissionalizante, a disciplina engloba objetivos mais amplos referentes ao desenvolvimento dos aprendizes como cidadãos. O objetivo deste texto é relatar um trabalho realizado que buscou abranger a formação profissional e pessoal de adolescentes, ao contemplar documentários sobre o tema da unidade – A história da Química -, biografias de cientistas famosos, narrativas de vida, entrevistas com docentes e funcionários e produção de vídeos. É possível dizer que os resultados superaram as expectativas e permitiram o desenvolvimento individual e coletivo pessoal e profissional dos participantes.


Palavras-chave


narrativas de vida; desenvolvimento pessoal e profissional; ensino médio-técnico profissionalizante; língua estrangeira para fins específicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2013.8514

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005