PROUST COMO LEITOR E A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2013.8508Keywords:
leitura, aprendiz-leitor, produção escrita, Proust, Sainte-BeuveAbstract
Este artigo discute o lugar da literatura nas aulas de línguas apresentando uma estratégia para a utilização de Contre Sainte-Beuve, de Marcel Proust, como uma ferramenta para desenvolver habilidades de escrita e fomentar a autonomia do aprendiz. Para isso, em um primeiro momento, é feita uma análise de como Proust leu o método de Sainte-Beuve e como seu olhar trouxe uma nova perspectiva para entender o eu narrador de um texto literário. Em seguida, essa experiência é transferida para a sala de aula a partir de um texto do próprio Proust, a madeleine, buscando levar o aprendiz a experimentar a mesma experiência do narrador da Recherche. O aprendiz será o centro dessa experiência e se deixará conduzir, a seu modo, pela redação proustiana. Para isso, busca-se problematizar a atitude do aprendiz-leitor frente ao texto literário e fazê-lo, a partir de seu olhar, reconstruir o texto que lhe é apresentado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).