PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Cristina Coutinho VIEGAS Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7609

Palavras-chave:

Crônica. Formação do leitor. Ensino de literatura.

Resumo

A leitura em sala de aula pressupõe o estudo de diferentes gêneros textuais, entre os quais se encontram os gêneros literários. A formação estética dos alunos constitui um grande desafio para muitos professores da Educação Básica. O fortalecimento do ensino da literatura requer, contudo, maior aproximação entre as pesquisas acadêmicas e as práticas pedagógicas nas escolas. Em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento, é preciso rediscutir os objetivos de ensinar e estudar literatura, a relevância da educação literária e ainda o meio de fortalecer sujeitos sociais através da disciplina. Este trabalho se propõe a discutir a importância da crônica para a tarefa desafiadora de inserir crianças e jovens no mundo da leitura. Por suas próprias características, a crônica abre um caminho mais atraente para esse mundo além de funcionar como um incentivo à produção textual dos próprios alunos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Coutinho VIEGAS, Colégio Pedro II

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

VIEGAS, A. C. C. (2013). PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7609

Edição

Seção

Artigos