PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA
Resumo
A leitura em sala de aula pressupõe o estudo de diferentes gêneros textuais, entre os quais se encontram os gêneros literários. A formação estética dos alunos constitui um grande desafio para muitos professores da Educação Básica. O fortalecimento do ensino da literatura requer, contudo, maior aproximação entre as pesquisas acadêmicas e as práticas pedagógicas nas escolas. Em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento, é preciso rediscutir os objetivos de ensinar e estudar literatura, a relevância da educação literária e ainda o meio de fortalecer sujeitos sociais através da disciplina. Este trabalho se propõe a discutir a importância da crônica para a tarefa desafiadora de inserir crianças e jovens no mundo da leitura. Por suas próprias características, a crônica abre um caminho mais atraente para esse mundo além de funcionar como um incentivo à produção textual dos próprios alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2013.7609
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005