SENTIDOS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO SURDO

Eliane Elenice JORGE

Resumo


Esse artigo tem como objetivo principal apresentar uma pesquisa de mestrado que busca problematizar a prática avaliativa de espanhol como língua adicional para alunos surdos. A finalidade principal desse estudo é identificar, descrever, analisar e interpretar rotinas do trabalho pedagógico na sala de aula de espanhol, focando nas práticas avaliativas e no modo como alunos surdos interagem com essas práticas em seu cotidiano escolar. Além disso, aponta para discussões que possam contribuir com o processo de ensino/aprendizagem do espanhol desse alunado. A pesquisa, desenvolvida a partir de uma perspectiva etnográfica, interpretativista, consiste de registro de dados através da observação sistemática das aulas de espanhol, no contexto de um sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede básica de ensino. O grupo composto de dezoito alunos, onze ouvintes e sete surdos, conta com uma professora que domina três idiomas: português, espanhol e LIBRAS. O referencial teórico que norteia este trabalho nos conduz a repensar a prática avaliativa do ensino da língua adicional sob uma perspectiva pós-colonialista (MOITA LOPES, 1996, 2006; SCARAMUCCI, 2000; RAJAGOPALAN, 2003; PENNYCOOK, 2007; SCHLATTER e GARCEZ, 2009; LUCENA, 2006, 2012, entre outros). Sob um ponto de vista êmico, mostraremos nessa apresentação algumas das rotinas pedagógicas dos alunos surdos, especialmente aquelas voltadas para práticas avaliativas. Os dados revelam que apesar do empenho de professores e intérprete no processo de ensino/aprendizagem e inclusão dos alunos surdos na aula de espanholas avaliações realizadas não são significativas e tampouco se mostram produtivas, contribuindo pouco com a aprendizagem desses alunos.

Palavras-chave


Ensino de espanhol. Surdez. Avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2013.7606

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