EXPERIÊNCIAS DE INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM DE LE: O OLHAR DO ALUNO

Autores

  • Carolina Vianini Amaral LIMA, Laura Stella MICCOLI Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7604

Palavras-chave:

Experiências. Indisciplina. Ensino e aprendizagem de LE.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre experiências de indisciplina vivenciadas por estudantes em curso livre de inglês. As experiências, após observação e gravação de aulas, foram coletadas em questionários e entrevistas e analisadas segundo Miccoli (2007c, 2010). Os resultados indicam que não só relações e interações sociais contribuem para a indisciplina, a qual envolve também questões de natureza afetiva, cognitiva, conceptual e contextual, prejudicando as relações professor-aluno e entre alunos, assim como o próprio processo de aprendizagem de LE. Discutimos as implicações desses resultados para a área de estudos linguísticos.

Biografia do Autor

Carolina Vianini Amaral LIMA, Laura Stella MICCOLI, Universidade Federal de Minas Gerais

Sobre a autora Carolina Vianini Amaral Lima:

Doutoranda na área de Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Sobre a autora Laura Stella Miccoli:

Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Laura Stella MICCOLI, C. V. A. L. (2013). EXPERIÊNCIAS DE INDISCIPLINA E APRENDIZAGEM DE LE: O OLHAR DO ALUNO. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7604

Edição

Seção

Artigos