A COMPLEXIDADE EM PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA QUE ABORDAM A PRÁTICA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Eugenia Witzler D’ESPOSITO, Gisele de OLIVEIRA Pontifícia Universidade Católica - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7599

Palavras-chave:

Complexidade. Linguística aplicada. Formação de professores. Prática escrita.

Resumo

O intuito deste artigo é compartilhar as experiências de duas professoras pesquisadoras que desenvolvem pesquisas na área de linguística aplicada, sob a perspectiva da complexidade (MORIN, [1990] 2006a,b, [1990] 2008, [2005] 2006, [2008] 2010; MORAES, 2006, entre outros ) e abordam a prática escrita na formação de professores. D’Esposito (2012) pesquisa o desenho e a implementação de um curso a distância de prática escrita em língua inglesa, sob a perspectiva da complexidade, para professores do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Oliveira (2012) investiga a disciplina presencial de ensino de língua materna direcionada à produção textual em um curso de licenciatura em Educação Física, observando o curso e a formação dos professores pelo viés da complexidade. Iniciamos o artigo abordando a perspectiva da complexidade, passamos, então, à apresentação das experiências de docência vividas e concluímos apresentando reflexões acerca das pesquisas.

Biografia do Autor

Maria Eugenia Witzler D’ESPOSITO, Gisele de OLIVEIRA, Pontifícia Universidade Católica - SP

Doutoras em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012).

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Gisele de OLIVEIRA, M. E. W. D. (2013). A COMPLEXIDADE EM PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA QUE ABORDAM A PRÁTICA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7599

Edição

Seção

Artigos