A ATIVIDADE DO TUTOR DE EAD: UMA ANÁLISE DE SEU AGIR EDUCACIONAL

Autores

  • ANNIE ROSE DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARNGÁ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7497

Palavras-chave:

Letras, Língua Portuguesa

Resumo

Neste  artigo, objetivamos contribuir para uma reflexão acerca do papel do tutor da Educação a Distância (EaD) no exercício de sua função mediante a análise e a identificação das representações construídas sobre o seu trabalho em seus próprios discursos, gerados mediante entrevistas semiestruturadas (BULEA, 2010). O quadro teórico-metodológico tem por base o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) em sua vertente mais didática (BRONCKART, 2003; 2005; DOLZ, NOVERRAZ e SCHENEUWLY, 2004; SCHNEUWLY, 2000; 2001; 2004; 2005) e o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 1980; 1993; 2003). Neste trabalho, apresento: (a) uma síntese dos aportes teórico-metodológicos, em que discorro acerca do quadro teórico do ISD e dos procedimentos de análise do agir humano representado em textos, b) aportes teóricos da entrevista de pesquisa para melhor fundamentar o uso desse instrumento; c) os discursos dos tutores. Na metodologia, exponho os dados gerados em uma IES pública do interior paranaense, constituídos por entrevistas semiestruturadas junto aos tutores do curso de Letras a Distância. Os resultados das análises dos depoimentos dos tutores permitiram a constatação da relevância desse profissional na modalidade de ensino a distância em nosso país.

Biografia do Autor

ANNIE ROSE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARNGÁ

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ desde 1999. MESTRE EM LETRAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP/Assis-SP) em 1999. DOUTORANDA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

SANTOS, A. R. D. (2013). A ATIVIDADE DO TUTOR DE EAD: UMA ANÁLISE DE SEU AGIR EDUCACIONAL. Pensares Em Revista, (3). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7497

Edição

Seção

Artigos