A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.68968

Palavras-chave:

Ordem do sujeito. Concordância. Ensino. Aprendizagem Linguística Ativa.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mostrar uma parte dos resultados de uma pesquisa-ação realizada na tese de doutorado e de, também, apresentar uma possibilidade de sequência de atividades a ser utilizada em sala de aula como metodologia a fim de contribuir ao ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos temas gramaticais ordem do sujeito e concordância. O trabalho realizado aborda a ordem dos constituintes, mais especificamente, a ordem Sujeito-Verbo e Verbo-Sujeito e as implicações dessas ordens na concordância verbal no contexto escolar. Os objetivos gerais são: (i) avaliar o funcionamento de uma abordagem reflexiva da gramática a fim de detectar se o conhecimento inconsciente do aluno se transformará em conhecimento consciente; (ii) ensinar ao aluno a identificar o sujeito posposto e, como consequência, levá-lo a estabelecer a concordância por meio de marca, segundo a norma padrão. Em termos teóricos, levaram-se em consideração alguns pressupostos, como os da teoria gerativa (CHOMSKY, 1965), da teoria da variação e mudança (WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, 2006 [1968]) e de algumas teorias reflexivas de ensino de gramática (VIEIRA, 2017). Além disso, as metodologias utilizadas pautaram-se na pesquisa-ação (TRIPP, 2005), na metodologia proposta por Vieira (2020), baseada no uso (situação inicial), reflexão, sistematização e uso (situação final) e na metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017), e contou com duas propostas de aplicação. Os resultados mostram, com base na adoção de estratégias pedagógicas particulares, que é produtiva a reflexão sobre os fenômenos gramaticais em questão. 

Biografia do Autor

Stephanie Valle de Souza Chalfun, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Doutorado e Mestrado em Língua Portuguesa pelo Programa de pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) da UFRJ, além de graduação em Português/Espanhol na mesma instituição. No mestrado, estudou a ordem Sujeito-Verbo e Verbo-Sujeito (doravante, SV/VS) na diacronia, em cartas pessoais, dos séculos XIX e XX. No doutorado, estudou as ordens SV/VS e concordância nas práticas pedagógicas, propondo atividades para uma Aprendizagem Linguística Ativa. Possui experiência na área da educação e, atualmente, atua como professora do ensino fundamental anos finais e do ensino médio, nas esferas pública municipal e privada da cidade do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Chalfun, S. V. de S. (2022). A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning. Pensares Em Revista, (26), 137–163. https://doi.org/10.12957/pr.2022.68968

Edição

Seção

DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NO