A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.68968Keywords:
Ordem do sujeito. Concordância. Ensino. Aprendizagem Linguística Ativa.Abstract
O presente artigo tem o objetivo de mostrar uma parte dos resultados de uma pesquisa-ação realizada na tese de doutorado e de, também, apresentar uma possibilidade de sequência de atividades a ser utilizada em sala de aula como metodologia a fim de contribuir ao ensino-aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos temas gramaticais ordem do sujeito e concordância. O trabalho realizado aborda a ordem dos constituintes, mais especificamente, a ordem Sujeito-Verbo e Verbo-Sujeito e as implicações dessas ordens na concordância verbal no contexto escolar. Os objetivos gerais são: (i) avaliar o funcionamento de uma abordagem reflexiva da gramática a fim de detectar se o conhecimento inconsciente do aluno se transformará em conhecimento consciente; (ii) ensinar ao aluno a identificar o sujeito posposto e, como consequência, levá-lo a estabelecer a concordância por meio de marca, segundo a norma padrão. Em termos teóricos, levaram-se em consideração alguns pressupostos, como os da teoria gerativa (CHOMSKY, 1965), da teoria da variação e mudança (WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, 2006 [1968]) e de algumas teorias reflexivas de ensino de gramática (VIEIRA, 2017). Além disso, as metodologias utilizadas pautaram-se na pesquisa-ação (TRIPP, 2005), na metodologia proposta por Vieira (2020), baseada no uso (situação inicial), reflexão, sistematização e uso (situação final) e na metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017), e contou com duas propostas de aplicação. Os resultados mostram, com base na adoção de estratégias pedagógicas particulares, que é produtiva a reflexão sobre os fenômenos gramaticais em questão.
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