DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2022.65429Palavras-chave:
Lei 10.639. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura afro-brasileira. Literatura indígena. Ensino Fundamental.Resumo
Este texto tem por objetivo principal apresentar uma reflexão a partir de alguns levantamentos sobre a aplicabilidade e recepção da lei 10.639/2003, em seus 20 anos de existência, sobre o trabalho dos professores, a busca por capacitação e a recepção dos alunos com atividades desenvolvidas que contemplam a pesquisa e o ensino com ênfase nas literaturas africanas de Língua Portuguesa, na literatura afro-brasileira e indígena. Para isto, elaborou-se um questionário, encaminhado a estudantes da graduação e pós-graduação, a gestores da educação, e a professores para se averiguar como esses estudantes e profissionais constatam a aplicabilidade da lei nas escolas e universidades onde atuam ou estudam. Fez-se também um levantamento a respeito das dissertações de mestrado da Unemat, Campus de Sinop, elaboradas nos programas de mestrado do PPGLetras, com quatro turmas entre 2016 e 2020, e cinco turmas do ProfLetras, entre 2015 e 2021, e uma análise sobre os trabalhos de pesquisa e aplicação em sala, referentes aos temas aqui em tese. Por fim, este trabalho traz uma síntese das atividades pedagógicas, e das estratégias desenvolvidas ao longo delas, e dos produtos gerados pelos educandos em três sequências didáticas de projetos de pesquisa e intervenção de mestrandas do ProfLetras no Ensino Fundamental.
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