DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law

Autores

  • Antonio Aparecido Mantovani Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop
  • Genivaldo Rodrigues Sobrinho Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.65429

Palavras-chave:

Lei 10.639. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura afro-brasileira. Literatura indígena. Ensino Fundamental.

Resumo

Este texto tem por objetivo principal apresentar uma reflexão a partir de alguns levantamentos sobre a aplicabilidade e recepção da lei 10.639/2003, em seus 20 anos de existência, sobre o trabalho dos professores, a busca por capacitação e a recepção dos alunos com atividades desenvolvidas que contemplam a pesquisa e o ensino com ênfase nas literaturas africanas de Língua Portuguesa, na literatura afro-brasileira e indígena. Para isto, elaborou-se um questionário, encaminhado a estudantes da graduação e pós-graduação, a gestores da educação, e a professores para se averiguar como esses estudantes e profissionais constatam a aplicabilidade da lei nas escolas e universidades onde atuam ou estudam. Fez-se também um levantamento a respeito das dissertações de mestrado da Unemat, Campus de Sinop, elaboradas nos programas de mestrado do PPGLetras, com quatro turmas entre 2016 e 2020, e cinco turmas do ProfLetras, entre 2015 e 2021, e uma análise sobre os trabalhos de pesquisa e aplicação em sala, referentes aos temas aqui em tese. Por fim, este trabalho traz uma síntese das atividades pedagógicas, e das estratégias desenvolvidas ao longo delas, e dos produtos gerados pelos educandos em três sequências didáticas de projetos de pesquisa e intervenção de mestrandas do ProfLetras no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Antonio Aparecido Mantovani, Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop

Doutor em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

Prof. da Unemat

Programa de pós-graduação em Letras

Programa de pós-graduação Mestrado profissional em Letras - PROFLetras

Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop

Doutor em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

Prof. da Unemat

Programa de pós-graduação em Letras

Programa de pós-graduação Mestrado profissional em Letras - PROFLetras

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Mantovani, A. A., & Sobrinho, G. R. (2022). DO ENSINO BÁSICO AO STRICTO SENSU: UM RELATO DA PESQUISA E ENSINO NO NORTE DE MATO GROSSO EM CONSONÂNCIA COM LEI 10.639/2003 / From basic education to stricto sensu: a report of research and teaching in North of Mato Grosso in accordance with 10.639/2003 law. Pensares Em Revista, (24), 44–60. https://doi.org/10.12957/pr.2022.65429