“A PANDEMIA NOS PEGOU TOTALMENTE DESPREVENIDOS”: O TRABALHO EMOCIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO PRIVADO / “The pandemic catches us totally off guard”: the emotional labor of English teachers from private schools

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60570

Palavras-chave:

Emoções. Trabalho emocional. Língua Inglesa. Pandemia.

Resumo

Na atualidade, o impacto da pandemia da Covid-19 foi sentido por todos os setores da sociedade, incluindo o da educação, o qual precisou fazer uma repentina transição do ensino presencial para o ensino remoto. Essa mudança trouxe novos desafios aos professores do setor privado, exigindo uma maior gestão de suas emoções, especialmente por estarem imersos em uma sociedade neoliberal, fortemente instaurada em contextos educacionais. Desse modo, partindo do entendimento de que o ensino envolve emoções (BARCELOS, 2015), pois é uma prática emocional (HARGREAVES, 2000), o presente artigo discute os efeitos do trabalho emocional de dois professores de Língua Inglesa de escolas particulares de ensino fundamental, diante à pandemia do Coronavírus. Para tanto, este estudo qualitativo lançou mão de narrativas em formato de diários orais e entrevistas semiestruturadas, gerados durante o primeiro semestre do ano de 2020. Para tratamento dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se neste estudo, que a lógica neoliberal reforçou o desgaste emocional e físico dos docentes, com a exigência disciplinadora dos eixos principais do neoliberalismo: produtividade, rapidez e lucro, ignorando o bem-estar docente e intensificando o seu trabalho emocional. Aponta-se, também, que o trabalho emocional pode fornecer subsídios para políticas de transformação educacional, no que tange às emoções de professores.

Biografia do Autor

Ana Claudia Turcato Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Letras/UFT.

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Universidade Federal de São João del-Rei

É professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). É doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Desenvolve pesquisas sobre: letramentos, letramentos críticos, formação de professores, ensino e aprendizagem da língua inglesa. É participante dos seguintes grupos: Grupo de pesquisa- Letramentos, gêneros e ensino (LEGEN- UFSJ) e Projeto Nacional Novos Letramentos.

Felipe de Almeida Coura, Universidade Federal do Tocantins

É professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras-Libras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras). Doutorado em Estudos Linguísticos na área de Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021) com período de estágio na University of Toronto. Mestrado em Estudos Linguísticos também pela UFMG (2016). Os principais temas de interesse são: ensino de língua inglesa e portuguesa para alunos surdos, formação de professores de Libras, políticas linguísticas e letramentos no contexto da educação de surdos.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Oliveira, A. C. T., Leite, P. M. de C. C., & Coura, F. de A. (2021). “A PANDEMIA NOS PEGOU TOTALMENTE DESPREVENIDOS”: O TRABALHO EMOCIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DO ENSINO PRIVADO / “The pandemic catches us totally off guard”: the emotional labor of English teachers from private schools. Pensares Em Revista, (23), 95–116. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60570

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN