ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60468

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Ensino de línguas

Resumo

Embora os fóruns de discussão em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) venham sendo usados há muito tempo (CARDOSO; VALENTE, 2017); com o distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19, sua importância foi acentuada, principalmente por se tornar uma das poucas chances de construção colaborativa de conhecimento. Além disso, para os docentes em formação, os fóruns podem representar também um espaço para expressar suas emoções e compartilhar suas crenças. Neste artigo, buscamos identificar algumas dessas crenças e emoções que emergiram das narrativas pessoais de quatro licenciandos de um estágio supervisionado de uma universidade pública. Entretanto, antes de passarmos para a análise das falas desses docentes em formação, apresentamos nossa fundamentação teórica, a partir da discussão sobre os seguintes conceitos: ensino remoto emergencial e cibercultura (SANTOS 2019, 2020), crenças, identidades e emoções (ARAGÃO, 2010; 2011; BARCELOS, 2004; 2007; 2009; KAJALA et al, 2015). A análise dessas narrativas deixa claro como esta nova realidade, que é o ensino remoto emergencial (ERE), afeta esses licenciandos, tanto como alunos quanto como professores. Concluímos, concordando com Barcelos (2011), Barcelos e Aragão (2018), Abrahão (2004), Bonfim e Conceição (2009) e Silva (2016), que na formação docente deve haver espaço para a discussão sobre crenças, identidades e emoções.

Biografia do Autor

Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca, Colégio Pedro II/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca é professora de inglês no Colégio Pedro II e Mestre em Linguística Aplicada pela UERJ. Atualmente, cursa Doutorado em Linguística na UERJ e participa de dois grupos interdisciplinares de pesquisa: EAL e Filosofia e Linguagens. Seus interesses de pesquisa são ensino e aprendizagem de línguas adicionais e crenças sobre aprendizagem de línguas.

Janaina da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Janaina da Silva Cardoso possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2005) e especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2006). Possui também o RSADip (Diploma da Royal Society of Arts) pela Universidade de Cambridge. Atualmente é Diretora do e professora associada do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tesoureira da APLIERJ, editora do periódico Mindbite (APLIERJ), participa do Conselho Editorial Consultivo do Cadernos do IL da UFRGS e do Conselho Editorial da Cartolina editora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa na graduação e especialização e Linguística no mestrado e doutorado, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologia para a ensino e aprendizagem de idiomas, processo de compreensão oral, estratégias de aprendizagem, plurilinguismo e gestão educacional. Coordenadora do Projeto de Extensão: CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: o desafio da equidade na formação dos professores de línguas. Participante do Grupo de Trabalho (GT) da ANPOLL: Formação de educadores na linguística aplicada: http://anpoll.org.br/gt/formacao-de-educadores-na-linguistica-aplicada/ Líder do grupo de pesquisa CNPq: Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3270478120833682. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq e Procientista da UERJ. 

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Rodrigues Mendonça da Fonseca, M., & da Silva Cardoso, J. (2021). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers. Pensares Em Revista, (23), 26–46. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60468

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN