DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA COM PRÁTICAS DE LEITURA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO / Discourses about female and male at school: a proposal with reading practices according to the Discourse Analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.59945

Palavras-chave:

Práticas discursivas, leitura, feminino e masculino

Resumo

O presente artigo apresenta um projeto desenvolvido em uma turma de nono ano de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, com práticas de leitura voltadas para os modos de produção de sentidos sobre o feminino e o masculino em diferentes materialidades discursivas. As propostas foram pensadas a partir de observações iniciais a respeito do modo como discursos estabilizados sobre o feminino e o masculino ressoavam em algumas produções de leitura, fala e escrita por parte dos alunos. A abordagem teórico-metodológica adotada no trabalho é a da Análise do Discurso materialista (PÊCHEUX, 1969; 1975; 1983; ORLANDI, 1988; 1998), e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi (2003). A pesquisa contou também com teóricas feministas como Simone de Beauvoir (2016), Angela Davis (2016) e Judith Butler (1993; 2018), bem como com a contribuição de outros autores que se voltam para as questões de gênero como Pierre Bourdieu (2018). Com essas práticas, buscamos percorrer um caminho de desconstrução dos sentidos estereotipados, naturalizados, sobre o feminino e o masculino para que, então, os alunos pudessem refletir e produzir novos sentidos. Para além do envolvimento e engajamento da turma, que pode ser percebido pelas análises do processo bem como da produção escrita dos/as alunos/as, houve uma reflexão sobre a própria prática pedagógica no decorrer da pesquisa. 

Biografia do Autor

Raquel Danielli Mota, SEEDUC- RJ

Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2007 é professora de língua portuguesa e inglesa da rede estadual de ensino. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NELID), na FFP-UERJ.

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores

Doutora em Letras pela PUC-Rio (2001), com estágio de doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França,1997) e Pós-Doutorado no Programa de PósGraduação em Memória Social da UNIRIO (2013). Fez Mestrado em Linguística (UFRJ, 1993) e Graduação em Letras (UFF, 1987). É professora da Graduação em Letras, do Programa de PósGraduação em Letras e Linguística (PPLIN) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFPUERJ). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFPUERJ. Atualmente, coordena a área de estudos linguísticos do PPLIN.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Mota, R. D., & Rodrigues, A. (2021). DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O MASCULINO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA COM PRÁTICAS DE LEITURA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO / Discourses about female and male at school: a proposal with reading practices according to the Discourse Analysis. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.59945