A ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO / The writing of beliefs the Portuguese teacher’s in formation

Autores

  • Soraia da Silva Sousa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.59473

Palavras-chave:

Crenças. Formação de Professores. Língua Portuguesa. Ensino da Escrita.

Resumo

Este artigo traz os resultados de um Estudo de Caso que investigou as crenças de professores de Língua Portuguesa, concluintes do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre a escrita. Através da realização deste estudo, foi possível compreender o laço coesivo que tais crenças mantêm com as concepções de língua, os efeitos que ocasionam quando são adotadas como referencial da prática docente desses professores e suas percepções sobre as contribuições do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas para atuarem no ensino de Língua Portuguesa e, especialmente, no trabalho com a escrita.

Biografia do Autor

Soraia da Silva Sousa, Universidade Federal da Bahia

Soraia da Silva Sousa

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como professora na Educação Básica. Tem experiência na área de Letras e na formação de professores de Língua Portuguesa. Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos de escrita e uso das tecnologias da informação e comunicação nos processos educacionais. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em Língua Cultura e Ensino (LINCE/UFBA), coordenado pela Profa. PhD. Edleise Mendes.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Sousa, S. da S. (2021). A ESCRITA NAS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO / The writing of beliefs the Portuguese teacher’s in formation. Pensares Em Revista, (23), 250–272. https://doi.org/10.12957/pr.2021.59473

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN