O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.58917

Palavras-chave:

ensino de verbo, aprendizagem ativa, marcos temporais

Resumo

Em escolas do Ensino Fundamental e Médio, é muito comum se ter a definição de verbo como aquele que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Isso faz com que os alunos tenham dificuldade em compreender por que palavras como corrida, feliz ou chuva recebem outras classificações que não a de verbo. Além disso, a classificação em presente, pretérito e futuro mescla o nome da conjugação verbal com o tempo linguístico, dificultando a compreensão de enunciados em que um verbo com desinência no presente, por exemplo, assume uma ideia no passado ou no futuro. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino dessa classe gramatical a partir do sistema de três marcos temporais (REICHENBACH, 2011)[1] e dos princípios da aprendizagem ativa (PILATI, 2017). A partir de um jogo chamado “Repórter do tempo”, os alunos irão ativar seus conhecimentos inatos como falantes de língua portuguesa para interpretarem e modificarem orações com diferentes tempos verbais. Sem, a princípio, apresentar a sua nomenclatura, o professor contribuirá para que sejam percebidas, na prática, as mudanças de sentido relacionadas ao uso de um ou de outro tempo verbal. Dessa forma, será possível o estudante identificar de forma mais acertada quando se está diante de um verbo e compreender as diferentes representações temporais que uma mesma desinência pode apresentar.


[1] Originalmente publicado em 1947.

Biografia do Autor

Ana Cristina Simões de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ana Cristina Simões de Araujo é licenciada em Letras (Português/Espanhol), mestre em Literaturas Hispano-Americanas doutoranda em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência na área de ensino e pesquisa de Língua Portuguesa e participa de projetos de democratização de ensino.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

de Araujo, A. C. S. (2021). O ENSINO DO VERBO A PARTIR DO SISTEMA DE TRÊS MARCOS TEMPORAIS E DA APRENDIZAGEM ATIVA / Verb teaching based on the three time points system and the active linguistics learning. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.58917