CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO / Wonderful tale: a teaching proposal for the formation of the literary reader

Oscarina de Castro Silva Fontenele, Luzimar Silva de Lima, Valdelise Pereira dos Santos

Resumo


A escola é a agência por excelência para formar leitores, no entanto não basta “mandar ler”. Para formar leitores capazes de compreender toda a força do texto literário, é necessário sistematizar o ensino de literatura; colocar no centro das práticas escolares a leitura efetiva dos textos. Nessa perspectiva, o presente artigo discute a importância e a necessidade do trabalho com textos literários na escola. Mais especificamente, traz uma sugestão de ensino de leitura literária, utilizando a metodologia de sequência didática com o gênero textual conto maravilhoso As três penas, dos Irmãos Grimm, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo deste artigo é apresentar um material didático, que auxilie o professor de Língua Portuguesa no processo de didatização da literatura na educação básica e, ao mesmo tempo, suscite reflexões que conduzam a uma ressignificação do trabalho de leitura do texto literário no ambiente da sala aula. Para alcançar esse objetivo, recorremos, principalmente, a autores como Candido (2004), Coelho (2003), Colomer (2003), Compagnon (2009), Cosson (2012), Jouve (2012), Todorov (2010), entre outros. Esperamos com este trabalho contribuir para ampliar o contato de professores e alunos com o texto literário, proporcionando-lhes experienciar a leitura literária e todas as descobertas dela decorrentes. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.58883

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005