CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO / Wonderful tale: a teaching proposal for the formation of the literary reader

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.58883

Resumo

A escola é a agência por excelência para formar leitores, no entanto não basta “mandar ler”. Para formar leitores capazes de compreender toda a força do texto literário, é necessário sistematizar o ensino de literatura; colocar no centro das práticas escolares a leitura efetiva dos textos. Nessa perspectiva, o presente artigo discute a importância e a necessidade do trabalho com textos literários na escola. Mais especificamente, traz uma sugestão de ensino de leitura literária, utilizando a metodologia de sequência didática com o gênero textual conto maravilhoso As três penas, dos Irmãos Grimm, para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo deste artigo é apresentar um material didático, que auxilie o professor de Língua Portuguesa no processo de didatização da literatura na educação básica e, ao mesmo tempo, suscite reflexões que conduzam a uma ressignificação do trabalho de leitura do texto literário no ambiente da sala aula. Para alcançar esse objetivo, recorremos, principalmente, a autores como Candido (2004), Coelho (2003), Colomer (2003), Compagnon (2009), Cosson (2012), Jouve (2012), Todorov (2010), entre outros. Esperamos com este trabalho contribuir para ampliar o contato de professores e alunos com o texto literário, proporcionando-lhes experienciar a leitura literária e todas as descobertas dela decorrentes. 

Biografia do Autor

Oscarina de Castro Silva Fontenele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Graduada em Letras-Português e Especialista em Metodologia da Leitura e da Escrita. Membro dos grupos Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional e Formação Docente -GREPAEFDOC e Pesquisas em Ciências Humanas e Linguagens no Cerrado – GPCHLC. Experiência com ensino de Língua e Literatura na Educação Básica na rede pública do Estado do Piauí. Atualmente, é professora do Instituto Federal do Piauí – IFPI. Interessa-se por estudos relacionados à literatura, escrita, reescrita e avaliação.

Luzimar Silva de Lima, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade estadual do Piauí- Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (2009), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2014). É especialista em Língua Portuguesa pela AVM, e especialista em Educação do campo pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da rede estadual do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura e ensino.

 

Valdelise Pereira dos Santos, Universidade Estadual do Piauí -UESPI

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI, na linha de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino. Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), especialista em Língua Portuguesa e em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino em Caxias-Maranhão. Possui interesse em pesquisas sobre leitura, compreensão e interpretação textual e estudos semânticos.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Fontenele, O. de C. S., Lima, L. S. de, & Santos, V. P. dos. (2021). CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO / Wonderful tale: a teaching proposal for the formation of the literary reader. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.58883