O ENSINO DOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / The organization modes teaching in the National Common Curriculum Base

Marcela Martins de Melo Fraguas

Resumo


Este artigo analisa o tratamento dado aos modos de organização na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Parte-se do entendimento de que os gêneros textuais são heterogêneos, a aprendizagem dos diferentes modos que os constituem pode favorecer o ensino sistematizado e contínuo, no que concerne ao texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, na análise, foram observadas as habilidades distribuídas no quadro geral da Base Nacional, que se destinam aos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de verificar se estas enfatizavam o conhecimento acerca dos modos de organização. As análises que integram este estudo pautaram-se, principalmente, pelas teorias sobre a organização discursiva de Charaudeau (2016), de Marcuschi (2008) e de Oliveira (2004; 2007). Na sequência, possíveis encaminhamentos ao ensino de Língua Portuguesa e de gêneros textuais, com foco na aprendizagem dos modos de organização, foram apresentados. A elaboração das atividades estruturou-se em torno de dois textos: o conto Apelo, de Dalton Trevisan, no qual destacaram-se os modos narrativo e argumentativo, e uma receita de brigadeiro, retirada do site TudoGostoso, com ênfase na aprendizagem dos modos injuntivo, descritivo e argumentativo. A metodologia empregada neste estudo tem caráter interventivo, dada a proposição de atividades. Entretanto, destaca-se, ainda, a análise documental (ANDRÉ; LÜDKE, 2014), haja vista o olhar voltado à análise de um documento normativo.


Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa. Modos de Organização. Gêneros Textuais. Base Nacional Comum Curricular.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.58449

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