ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO / Grammar teaching and metalanguage: a review of the fundamental issues to a metacognitive perspective

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.58100

Palavras-chave:

ensino de gramática, metalinguagem, atividades metalinguísticas

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral revisar questões fundamentais ao ensino de gramática na perspectiva da metacognição. Os objetivos específicos são: (1) debater os desafios principais para o ensino de gramática na perspectiva da metacognição; (2) esclarecer a diferença entre as duas principais concepções de metalinguagem e (3) definir atividades metalinguísticas, de modo a delimitar os processos cognitivos envolvidos nas práticas pedagógicas de ensino de língua. Para tanto, primeiramente, abordamos os pontos de divergência entre professores quanto ao ensino de gramática, no Brasil e em outros países; o desafio de se associar tal ensino às práticas de linguagem dos estudantes, considerando-os sujeitos-aprendizes de forma situada e as questões que devem guiar um programa de investigação para melhoria do ensino de gramática. Depois, apresentamos as duas principais concepções de metalinguagem: na perspectiva descritiva, associada à linguagem gramatical para descrever as línguas, e na perspectiva cognitivista, associada às operações cognitivas sobre a linguagem. Para isso, revisamos os conceitos de metalíngua, função metalinguística, atividades linguísticas e epilinguísticas, contrastando Franchi (2006) e Gombert (1992), a fim de reconhecer a concepção de linguagem subjacente a essas noções. Por fim, de modo a delimitar os processos cognitivos envolvidos nas práticas pedagógicas de ensino de língua, definimos atividade metalinguística como a prática de levar a atenção às atividades epilinguísticas e verbalizar sobre tais processos cognitivos a partir do reconhecimento da língua escrita como sistema notacional. Com base nisso, pontuamos impactos principais da perspectiva da metacognição sobre o trabalho do professor no ensino de gramática voltado para as práticas de leitura e escrita.

Biografia do Autor

Adriana Tavares Mauricio Lessa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Linguística, Professora Adjunta em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia (UFBA), efetiva do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vinculada a seu programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras).

Marcelo de Melo Soares, FAETEC - SEEDUC

Mestre em Letras pelo programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), professor da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (FAETEC) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Lessa, A. T. M., & Soares, M. de M. (2021). ENSINO DE GRAMÁTICA E METALINGUAGEM: UMA REVISÃO DE QUESTÕES FUNDAMENTAIS À PERSPECTIVA DA METACOGNIÇÃO / Grammar teaching and metalanguage: a review of the fundamental issues to a metacognitive perspective. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.58100