LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity

Adriana Nunes de Souza, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Resumo


Neste artigo, buscamos compreender, através dos sentidos e significados atribuídos por professores de disciplinas técnicas do Ensino Médio Integrado, as práticas pedagógicas de leitura realizadas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Para isso, discutimos o Ensino Médio Integrado, a interdisciplinaridade e a leitura de estudo. Adotamos como referencial teórico a Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky (1991; 2000), a Clínica da Atividade de Yves Clot (2006; 2010), a Leitura na perspectiva de Vieira (2007) e de Leffa (1996) e a interdisciplinaridade na perspectiva de Fazenda e Godoy (2014). Durante a pesquisa, filmamos aulas de três docentes de disciplinas técnicas de um Campus do Instituto Federal de Alagoas e discutimos suas práticas em entrevistas de autoconfrontação. Para a análise dos dados, consideramos algumas categorias: dimensão subjetiva, sentidos e significados, real da atividade e a atividade real, gênero e estilo. Os dados mostraram que a leitura é definida como alicerce para o ensino, mas não é trabalhada de modo efetivo pelos docentes. Os resultados também possibilitaram o reconhecimento da leitura como facilitadora da aprendizagem das disciplinas técnicas e demostraram que há uma distância entre o social e o individual na atividade pedagógica. Pudemos concluir que os docentes atribuem à leitura um papel de alicerce do Ensino Médio Integrado, mas enfrentam obstáculos para que esse papel se concretize em sua prática.


Palavras-chave


Leitura e Ensino; Interdisciplinaridade; Ensino Médio Integrado; Sentidos e Significados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2021.58071

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005