LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS ENTRE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE / Literature and teaching: paths between research and teacher education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.50256

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Profletras, Ensino de Literaturas

Resumo

Entrevista realizada por Ana Crélia Penha Dias (UFRJ) e Luiza Helena Oliveira da Silva (UFT), com as Professoras Germana Maria Araújo Sales (coordenadora da área e Linguística e Literatura na CAPES), Mirian Hisae Yaegashi Zappone (Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais – CAPES) e Maria da Penha Casado Alves (Coordenadora geral do PROFLETRAS).

O objetivo da entrevista foi pensar as relações entre a pesquisa e a formação docente no país, seus avanços e desafios nos últimos anos. Para isso, foram escolhidas três professoras a serem entrevistadas: do ponto de vista da CAPES, a representante da área de Linguística e Literatura, Professora Germana Salles, e a coordenadora adjunta de Programas Profissionais, Mirian Zappone; do ponto de vista específico de um Mestrado Profissional em Letras, o nome da Professora Penha Casado Alves representa o maior programa profissional em rede da área, o PROFLETRAS.

Biografia do Autor

Germana Maria Araújo Sales, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1989), Mestrado em Letras: Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997) e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). É professora Titular (Portaria Nº 4979/2019), da Faculdade de Letras, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Universidade do Federal do Pará, com atividade docente na Graduação e Pós-Graduação, atuando especialmente em temáticas referentes à literatura do século XIX e ensino de Literatura.

Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília 92015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenill brasileira e ensino de literatura

Maria da Penha Casado Alves, 5Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP sob a supervisão da Profa. Dra. Roxane Rojo. É Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na Pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras. É Líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Discursivas na Contemporaneidade" e pesquisadora do GED da UNESP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, gêneros discursivos, enunciados estéticos, Frida Kahlo, tendo como referência os pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin

Ana Crélia Penha Dias, UFRJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura brasileira, educação e letras.

Luiza Helena de Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. Desde 2005, é docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult). Tem experiência como docente na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, gêneros digitais, memória e formação de professores, espaço. Integra o grupo de pesquisa SEDI (Semiótica e Discurso), da UFF, e coordena o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido ? Tocantins), na UFT. Publica regularmente em revistas científicas, tendo organizado em parceria com outros pesquisadores os livros "Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação" (EDUFT, 2014) e "Como fazer relatórios de pesquisa: investigações sobre ensino e formação de professor de língua materna" (Mercado de Letras, 2010) e duas coletâneas de trabalhos do ProfLetras (2017). Escreve ainda crônicas e poemas, divulgados em coletâneas e portais da Internet. Em 2016, publicou pela EdUFT, o livro de poemas Solau do Mal de Amor. Desde 2015, atua como coordenadora do ProfLetras/UFT. Atualmente, integra o Conselho Gestor do Profletras, como coordenadora adjunta. Atua como editora-chefe da Revista EntreLetras (PPGL/UFT) a partir de setembro de 2016. É membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e integra a Rede de Pesquisa ENTREMEIO. Atuou como membro da diretoria do GELLNORTE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte) no biênio 2017-2019.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Sales, G. M. A., Zappone, M. H. Y., Alves, M. da P. C., Dias, A. C. P., & Silva, L. H. de O. (2020). LITERATURA E ENSINO: CAMINHOS ENTRE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE / Literature and teaching: paths between research and teacher education. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.50256