ACESSO À LEITURA E NARRAÇÃO DE CONTOS DE FADAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E A CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS COMO SUJEITOS SOCIAIS E DE CONHECIMENTO / Access to reading and narrating fairy tales in early childhood: implications for identity formation and the constitution of children as social and knowledge subjects

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.48082

Palavras-chave:

Infância, Identidade, Contos de Fadas, Literatura, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo tematiza as possíveis influências dos contos de fadas na construção da identidade infantil. Para tanto, baseia-se nos achados obtidos em estudo etnográfico realizado em duas escolas de educação infantil no município de Erechim/RS.Como parte do estudo, foram realizadas entrevistas com duas docentes que atuam na educação infantil com crianças de idades entre 3 a 5 anos, assim como observações da abordagem por elas utilizada ao trabalharem com contos em sala de aula, seguida de conversas em grupo com as crianças sobre o assunto. Os resultados da pesquisa indicam que as possibilidades que o trabalho com contos coloca para a construção de aprendizados pelas crianças, assim como para a formação de suas identidades, podem ser mais amplas ou mais restritas, dependendo, entre outros fatores, da forma como o trabalho com o tema é conduzido pelos professores. A visão que esses profissionais sustentam sobre o papel da literatura na formação das crianças e a forma como traduzem essa visão em um trabalho educativo, fazendo esse universo de referências chegar aos seus educandos, podem gerar ricas oportunidades de fomentar a atividade reflexiva e imaginativa dos sujeitos infantis, suas habilidades em lidar com as próprias emoções, bem com seu repertório cultural.Conclui-se que os professores, ao atuarem como mediadoresna promoção do encontro das crianças com os contos e outras modalidades literárias, podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento destas enquanto sujeitos sociais e de conhecimento.

Biografia do Autor

Eliziane Gorete Kielb, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

É mesrtre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduou-se em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é professora de educação infantil e anos iniciais na rede municipal de ensino de Erechim/RS.

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008). Atualmente cursa pós-doutorado em Educação pela USP e é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Kielb, E. G., & Mendes Silva, I. M. (2020). ACESSO À LEITURA E NARRAÇÃO DE CONTOS DE FADAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E A CONSTITUIÇÃO DAS CRIANÇAS COMO SUJEITOS SOCIAIS E DE CONHECIMENTO / Access to reading and narrating fairy tales in early childhood: implications for identity formation and the constitution of children as social and knowledge subjects. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.48082