PODCASTING MACUNAÍMA: ESTÉTICA ANTROPOFÁGICA NA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE / Podcasting Macunaíma: anthropophagic aesthetics in the adaptation experience of Mário de Andrade’s book

Autores

  • Lisiane Machado Aguiar Universidade Federal de Roraima
  • Luan Correia Cunha Santos Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47911

Palavras-chave:

Macunaíma, Podcast, Antropofagia

Resumo

Neste estudo buscamos dar ênfase no processo de adaptação da obra de Mário de Andrade “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter” para a linguagem híbrida do podcast, pensando uma atualização do movimento antropofágico para uma metodologia comunicacional, capaz de possibilitar maior pluralidade para a peça literária e múltiplas construções de sentido e produção de subjetividades. Abordamos as etapas de produção para a série de podcast, problematizando o uso das especificidades que esta linguagem emergente nos oferece para enriquecer a experiência do ouvinte e promover outras perspectivas de inclusão. Partimos de um estudo genealógico sobre as virtualidades da rapsódia, da antropofagia e do podcast para pensarmos o conceito de atualização (BERGSON, 1999), tendo como base uma linguagem híbrida, resultante da fusão de características do rádio e da web. Adotamos como referência quatro traços do movimento antropofágico: adesão ao primitivismo; constante consumo de identidades; exaltação do nacional e; o “entre-lugar” da América Latina (COUTO, 2009). Com esta conexão pudemos explorar características do produto da adaptação, assim como o seu processo, percebendo como essa atividade pode se configurar como uma ferramenta de múltiplas leituras, uma vez que o a produção de Mário de Andrade passa a ser acessada na forma de podcast, com características próprias construída em uma estética antropofágica, pensada para explorar o exercício imaginário e oferecer outras construções de subjetividades.

Biografia do Autor

Lisiane Machado Aguiar, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Comunicação Social: Hab. Jornalismo, Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa de Iniciação Científica e intercâmbio de jornalismo com bolsa Santander na Universidade de Sevilha/ES e com bolsa de Mobilidade Mercosul na Universidade ORT/UY. Mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS com bolsa CNPq. Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CAPES, na linha de pesquisa Cultura e Significação com estágio de doutorado no exterior com bolsa sanduíche pelo projeto CAPES/DGPU N.40/2014, no Departamento de Comunicação Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB - Espanha), integrando durante o estágio o Observatório e Grupo de Pesquisa de Migração e Comunicação - MIGRACOM (UAB) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Fundamental e Orientada - GRAFO (UAB). Pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Membro do grupo de pesquisa em semiótica e culturas da comunicação (GPESC) da UFRGS e do Grupo de pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM) da UNISINOS e do Grupo Amazoom Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe da UFRR. Membro da Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina (Rede AmLat). Atualmente é Professora e pesquisadora da UFRR.

Luan Correia Cunha Santos, Universidade Federal de Roraima

Mestrado em Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR), Graduado do Curso de Comunicação Social - Jornalismo (UFRR), com especialização em rádio (UFRR); Coordenador do Núcleo de Pesquisas Experimentais em áudio (AmaCast) do Observatório Cultural da Amazônia - Amazoom; Integrante do Grupo de Estudos sobre Fronteiras GEIFRON; Bolsista CNPq-UFRR; Desenvolve pesquisas sobre comunicação, estética sonora, ética do jornalismo e antropofagia comunicacional.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Aguiar, L. M., & Santos, L. C. C. (2020). PODCASTING MACUNAÍMA: ESTÉTICA ANTROPOFÁGICA NA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE / Podcasting Macunaíma: anthropophagic aesthetics in the adaptation experience of Mário de Andrade’s book. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47911