PODCASTING MACUNAÍMA: ESTÉTICA ANTROPOFÁGICA NA EXPERIÊNCIA DE ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MÁRIO DE ANDRADE / Podcasting Macunaíma: anthropophagic aesthetics in the adaptation experience of Mário de Andrade’s book
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.47911Palavras-chave:
Macunaíma, Podcast, AntropofagiaResumo
Neste estudo buscamos dar ênfase no processo de adaptação da obra de Mário de Andrade “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter” para a linguagem híbrida do podcast, pensando uma atualização do movimento antropofágico para uma metodologia comunicacional, capaz de possibilitar maior pluralidade para a peça literária e múltiplas construções de sentido e produção de subjetividades. Abordamos as etapas de produção para a série de podcast, problematizando o uso das especificidades que esta linguagem emergente nos oferece para enriquecer a experiência do ouvinte e promover outras perspectivas de inclusão. Partimos de um estudo genealógico sobre as virtualidades da rapsódia, da antropofagia e do podcast para pensarmos o conceito de atualização (BERGSON, 1999), tendo como base uma linguagem híbrida, resultante da fusão de características do rádio e da web. Adotamos como referência quatro traços do movimento antropofágico: adesão ao primitivismo; constante consumo de identidades; exaltação do nacional e; o “entre-lugar” da América Latina (COUTO, 2009). Com esta conexão pudemos explorar características do produto da adaptação, assim como o seu processo, percebendo como essa atividade pode se configurar como uma ferramenta de múltiplas leituras, uma vez que o a produção de Mário de Andrade passa a ser acessada na forma de podcast, com características próprias construída em uma estética antropofágica, pensada para explorar o exercício imaginário e oferecer outras construções de subjetividades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).