A ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA NOS ROMANCES DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA VIDA BELA NOS ROMANCES LITERÁRIOS / The aesthetics of existence in the formation novels: the construction of beautiful life in literary novels

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47703

Palavras-chave:

Romance de Formação, Estética da Existência, Vida bela.

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar a integração existente entre o conceito de estética da existência e os romances de formação. Tomamos o conceito foucaultiano de estética da existência, entendido como uma maneira bela de construir a própria vida, originado do conceito de cuidado de si, compreendido como a transformação do indivíduo, para compor e integrar o conceito de romance de formação, que são romances que descrevem e relatam o percurso de formação de um personagem, expondo a sua evolução em um determinado período de sua vida. A condução e construção do sujeito refletem-se nos seus hábitos, no seu comportamento e no modo de encarar a vida, que deve ser construída de forma bela. As características dessa vida bela, como a transformação do indivíduo e a construção autônoma de sua própria vida, estão explicitadas nos romances de formação. A transformação desse personagem é visível no desfecho das narrativas, evidenciando um indivíduo que, cada vez mais, se constitui eticamente e vai se construindo de modo belo, a partir de um cuidado de si mesmo, quando o indivíduo está preocupado com sua própria espiritualidade e com a compreensão de si mesmo, caminhando em direção a certo grau de perfectibilidade, a qual não tem fim e acaba por ser uma tarefa infinita.

Biografia do Autor

Jordana da Silva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2016); Licenciada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário (2017) e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Suas áreas prioritárias de pesquisa são Filosofia da Educação, Estética e Artes. Membro dos Grupos de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (UFPel), Educação, Cultura e Sociedade (UFSM) e SUR PAIDEIA (UTP).

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pelotas; é professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. 

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Corrêa, J. da S., & Oliveira, N. A. (2020). A ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA NOS ROMANCES DE FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA VIDA BELA NOS ROMANCES LITERÁRIOS / The aesthetics of existence in the formation novels: the construction of beautiful life in literary novels. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47703