GESTOS DE LEITURA E ESCRITA DISCURSIVA DE MEMES: EFEITOS DO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO / Meme discursive reading and writing gestures: digital effects in a rural public school
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.47374Resumo
Este trabalho tem por objetivo colocar em evidência um processo de práticas de leitura de memes, desenvolvido sob forma de intervenção pedagógica, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no campo, no município de Baliza-GO, no ano de 2018, em cumprimento a uma das etapas do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, ofertado na Unemat/Cáceres. Daremos visibilidade à produção de práticas polêmicas das maneiras de ler (PÊCHEUX, 2010), por meio das quais criamos as condições para que os alunos realizassem gestos de interpretação em diferentes materialidades significantes, filiadas à discursividade do eletrônico (ORLANDI, 2013). Como uma entrada possível para o estabelecimento do jogo da paráfrase e da polissemia, de maneira a desestabilizar os sentidos que circulam como evidentes sobre leitura, escrita e TICs na escola, objetivamos romper com os sentidos de leitura parafrástica sedimentados no entremeio institucional/digital e instaurar a constituição de práticas de autoria em sala de aula. A partir de um trabalho sustentado na contradição constitutiva dos processos de textualização de memes, em que o verbal e o não-verbal contraditoriamente se imbricam (LAGAZZI, 2017), foram produzidas as condições para desestabilizar o discurso autoritário (ORLANDI, 2015) em funcionamento na escola, a partir da entrada das discursividades contemporâneo-digitais, em seu caráter material, significadas como uma possibilidade de ressignificar o ensino-aprendizagem de língua portuguesa.
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