INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR: UMA LEITURA DE “TCHAU”, DE LYGIA BOJUNGA / Interaction between text and reader: a reading of “Tchau”, by Lygia Bojunga

Jhennefer Alves Macêdo

Resumo


Ao realizarmos uma breve revisão no panorama histórico que abarca os estudos que elegem a literatura como corpus de investigação e análise, constata-se que nas novas roupagens teóricas, as quais foram iniciadas desde a década de 60, um novo elo foi formado: a leitura, a experiência estética e o leitor. A partir de então, entende-se que uma obra literária, antes vista como fechada e imutável, é aberta a possíveis interpretações do leitor, assim como está em constante processo de transformação.  Ademais, interligada a essa concepção está a ideia de que os leitores não são meros receptores de textos literários acabados, ao contrário, os receptores são participantes ativos no processo da leitura e possuem relevante importância em relação à recepção e à permanência de uma obra no decorrer do tempo. Sabendo disso, o presente artigo objetiva evidenciar, por meio de um relato acerca de uma experiência, sendo essa desenvolvida em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental II, de leitura com o conto “Tchau” (2008), de Lygia Bojunga, como aconteceu a recepção desse texto em sala de aula, bem como o efeito que este causou em seus leitores.  Sendo assim, para fundamentarmos as discussões desenvolvidas no decorrer desse estudo, realizamos a leitura das obras de alguns autores, tais como Iser (1996), Solé (1998), Colomer (2017) e Girotto e Souza (2010).


Palavras-chave


Literatura; Leitor; Estratégias de Leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2020.47307

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005