ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO: A TEORIA ENTRE PRÁTICAS E POLÍTICAS / Discourse Analysis and teaching: the theory between practices and policies
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.47305Palavras-chave:
análise do discurso, ensino, políticas linguísticasResumo
Resumo da apresentação do número 17 da Pensares em Revista:
O Dossiê Análise de Discurso e Ensino: a teoria entre práticas e políticas traz trabalhos que pensam o ensino no quadro teórico da Análise de Discurso inaugurada na França por Michel Pêcheux e, no Brasil, desenvolvida por Eni Orlandi e demais pesquisadores. Neste número estão reunidos três entrevistas e onze artigos.
A seção de abertura, dedicada às entrevistas, procurou colocar em evidência a relação Análise de Discurso e Ensino na voz de três pesquisadoras de referência para os estudos da Análise do Discurso e da História das Ideias Linguísticas no Brasil: Eni Orlandi, Freda Indursky e Vanise Medeiros.
Na seção dos artigos, três grandes eixos direcionam a sequência de apresentação dos textos, que dão visibilidade:1- a políticas de ensino de línguas, materializadas em campanhas governamentais e em propostas curriculares de redes públicas de ensino e de formação de professores; 2 – ao funcionamento do discurso pedagógico na contemporaneidade e suas possibilidades de ressignificação; e 3 – as práticas de ensino da leitura que colocam em evidência o desenvolvimento de projetos realizados na educação básica e na universidade. Fechando o volume, há três artigos na seção Varia que também envolvem o debate sobre o ensino, apresentando reflexões a partir de experiências em diferentes lugares – França, Brasil, Marrocos –, com base em outras abordagens. Convidamos a acessar os artigos e entrevistas, bem como o texto completo da Apresentação. Esperamos que os textos aqui reunidos reverberem em muitas outras pesquisas, práticas e políticas.As organizadorasDownloads
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