ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO: A TEORIA ENTRE PRÁTICAS E POLÍTICAS / Discourse Analysis and teaching: the theory between practices and policies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47305

Palavras-chave:

análise do discurso, ensino, políticas linguísticas

Resumo

Resumo da apresentação do número 17 da Pensares em Revista:

O Dossiê Análise de Discurso e Ensino: a teoria entre práticas e políticas traz trabalhos que pensam o ensino no quadro teórico da Análise de Discurso inaugurada na França por Michel Pêcheux e, no Brasil, desenvolvida por Eni Orlandi e demais pesquisadores. Neste número estão reunidos três entrevistas e onze artigos.

A seção de abertura, dedicada às entrevistas, procurou colocar em evidência a relação Análise de Discurso e Ensino na voz de três pesquisadoras de referência para os estudos da Análise do Discurso e da História das Ideias Linguísticas no Brasil: Eni Orlandi, Freda Indursky e Vanise Medeiros.   

  Na seção dos artigos, três grandes eixos direcionam a sequência de apresentação dos textos, que dão visibilidade:1-  a políticas de ensino de línguas, materializadas em campanhas governamentais e em propostas curriculares de redes públicas de ensino e de formação de professores; 2 – ao funcionamento do discurso pedagógico na contemporaneidade e suas possibilidades de ressignificação; e 3 – as práticas de ensino da leitura que colocam em evidência o desenvolvimento de projetos realizados na educação básica e na universidade.   Fechando o volume, há três artigos na seção Varia que também envolvem o debate sobre o ensino, apresentando reflexões a partir de experiências em diferentes lugares – França, Brasil, Marrocos –, com base em outras abordagens. Convidamos a acessar os artigos e entrevistas, bem como o texto completo da Apresentação. Esperamos que os textos aqui reunidos reverberem em muitas outras pesquisas, práticas e políticas.As organizadoras

Biografia do Autor

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (PUC-Rio), Pós-Doutorado na UNIRIO, em Memória Social.

Maristela Cury Sarian, Unemat

Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Especialização em Didática do Ensino Básico e Superior pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), de São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É lotada na Faculdade de Educação e Linguagem - FACEL na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Cáceres. Na gestão da Universidade, atua como Coordenadora Substituta no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UNEMAT/Cáceres). Na pesquisa, coordena a Linha 1 do Grupo de Trabalho (GT) de Análise de Discurso (AD) da Associação Nacional de Pesquisadores em Letras e Linguística (ANPOLL), ao lado de Claudia R. C. Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP) e Ana Cláudia Fernandes Ferreira (IEL/UNICAMP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Estudos da Tradução.

Rívia Silveira Fonseca, UFRRJ

Licenciada em Letras - Português/ Grego pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestra em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é coordenadora e conteudista da disciplina Português VI - Gêneros do Discurso e Práticas Textuais, no Curso de Letras a distância, da Universidade Federal Fluminense; professora Classe Adjunto, Nível C IV; e Chefe do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, Letras clássicas, Ensino de Línguas e Metodologia científica. Faz parte do corpo docente do ProfLetras - Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas na área dos Estudos da Linguagem, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Estudos do Discurso e Ensino de Línguas.

 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Rodrigues, A., Sarian, M. C., & Fonseca, R. S. (2020). ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO: A TEORIA ENTRE PRÁTICAS E POLÍTICAS / Discourse Analysis and teaching: the theory between practices and policies. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47305