ENTREVISTA COM VANISE MEDEIROS / Interview with Vanise Medeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47303

Palavras-chave:

análise do discurso, história das ideias linguísticas, ensino

Resumo

Entrevista com Vanise Medeiros, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da LInguagem da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora em Análise do Discurso.

Vanise Medeiros, entrevistada por Rívia Fonseca, destaca o lugar que a Análise do Discurso e os estudos em História das Ideias Linguísticas podem ocupar na prática docente e aponta como exemplo o trabalho com glossários e dicionários em aulas de língua portuguesa, nos cursos de graduação em Letras, como ponto de partida para uma reflexão sobre a opacidade da língua. A entrevistada reflete ainda sobre os problemas relativos ao discurso pedagógico e seu funcionamento diante do cenário político-histórico atual.

Biografia do Autor

Vanise Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado). Bolsista Produtividade CNPq (nível 2) e Cientista do Nosso Estado (2018-2021). Líder do grupo de pesquisa Discursividade, língua e sociedade. Integra e coordena, com Bethania Mariani e Silmara Dela Silva, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto). Coordena o Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: Análise de Discurso e História das Idéias Linguísticas.

Rívia Silveira Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Letras - Português/ Grego pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestra em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é coordenadora e conteudista da disciplina Português VI - Gêneros do Discurso e Práticas Textuais, no Curso de Letras a distância, da Universidade Federal Fluminense; professora Classe Adjunto, Nível C IV; e Chefe do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, Letras clássicas, Ensino de Línguas e Metodologia científica. Faz parte do corpo docente do ProfLetras - Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas na área dos Estudos da Linguagem, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Estudos do Discurso e Ensino de Línguas.

 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Medeiros, V., & Fonseca, R. S. (2020). ENTREVISTA COM VANISE MEDEIROS / Interview with Vanise Medeiros. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47303