ENTREVISTA COM FREDA INDURSKY / Interview with Freda Indursky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47301

Palavras-chave:

análise do discurso, políticas linguísticas, ensino

Resumo

Entrevista com  Freda Indursky, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora em Análise do Discurso, autora de diversos livros na área.

Na entrevista com Freda Indursky, proposta por Andréa Rodrigues, a entrevistada nos apresenta reflexões sobre a prática de leitura na escola, as possibilidades de interpretação das chamadas fake news, o modo como a AD poderia estar nos cursos de Letras, a AD na França atual e os caminhos que os professores podem seguir hoje em tempos tão sombrios, sem abrir mão de práticas reflexivas de leitura.

Biografia do Autor

Freda Indursky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

licenciada em Letras pela UFRGS (1965). Possui Licence en Lettres - Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon (1967); Maîtrise en Lettres - Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon (1970). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Professora Titular, aposentada, atua, como Professora Convidada, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrando disciplinas e orientando doutorandos cujos projetos se inscrevam na Linha de Pesquisa Análises Textuais e Discursivas. Seu projeto de pesquisa atual é "O papel das mídias na sociedade brasileira contemporânea", Publica em periódicos científicos nacionais e internacionais. Organizou de vários livros e capítulos de livros. É autora dos livros "A fala dos quartéis e as outras vozes" e " O discurso do/sobre o MST. Movimento social, sujeito, mídia".

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela PUC-Rio, Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO. Mestre em Linguística pela UFRJ, graduada em Letras pela UFF.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Indursky, F., & Rodrigues, A. (2020). ENTREVISTA COM FREDA INDURSKY / Interview with Freda Indursky. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47301