ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47299

Palavras-chave:

análise do discurso, políticas linguísticas, ensino

Resumo

Entrevista com a pesquisadora Eni Orlandi, por Maristela Cury Sarian, com questões sobre o tema do dossiê "Análise do Discurso e Ensino: a teoria entre práticas e políticas"

A entrevista com Eni Orlandi, assinada por Maristela Sarian, gravitou em torno do funcionamento do discurso pedagógico na contemporaneidade, a formação dos profissionais das Letras e seus efeitos na educação básica e superior, a partir de compreensões de Orlandi sobre os sentidos de leitura, escrita e tecnologias em circulação no espaço simbólico, material e social do urbano, imprimindo uma sua relação entre a escola, a universidade e a cidade.

Biografia do Autor

Eni Puccinelli Orlandi, Unicamp

 Professora no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp, Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) - Unicamp Ph.D., Universidade de São Paulo/Paris-Vincennes. Pós doutorados: Université Denis Diderot, U.P. VII, França, 1987/1988, 1997; Université de Paris XIII, EHESS- Paris, UNIL- Lausanne

Maristela Cury Sarian, Unemat

Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Especialização em Didática do Ensino Básico e Superior pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), de São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É lotada na Faculdade de Educação e Linguagem - FACEL na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Cáceres. Na gestão da Universidade, atua como Coordenadora Substituta no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS UNEMAT/Cáceres). Na pesquisa, coordena a Linha 1 do Grupo de Trabalho (GT) de Análise de Discurso (AD) da Associação Nacional de Pesquisadores em Letras e Linguística (ANPOLL), ao lado de Claudia R. C. Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP) e Ana Cláudia Fernandes Ferreira (IEL/UNICAMP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Estudos da Tradução.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Orlandi, E. P., & Sarian, M. C. (2020). ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47299