A LEITURA POLÍTICA DA PALAVRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, TEÓRICA E TAMBÉM POLÍTICA / The political reading of the word: a teaching, theoretical and also political experience

Autores

  • Helson Flávio da Silva Sobrinho Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.47185

Palavras-chave:

Discurso, Gesto de interpretação, Política, Educação.

Resumo

Este artigo possui dois objetivos que estão essencialmente articulados, quais sejam: apresentar resultados de uma atividade didática de leitura-interpretação produzida em uma universidade e que foi estendida pelos/as alunos/as a outros grupos de sujeitos fora do espaço universitário; e refletir teórica e politicamente sobre essa experiência/vivência educativa enquanto gesto político de ensino. O texto está dividido em duas partes: primeiramente, traçaremos questões de ordem teórica e metodológica na Análise de Discurso (AD) de filiação pecheutiana quanto à produção histórica de sentidos, sobretudo, nas práticas educativas. Já na segunda parte seguiremos com o relato e a reflexão crítica sobre a vivência da atividade didática em seus gestos de interpretação que possibilitaram o questionamento da produção de sentidos por meio da análise da palavra “política”, a partir de sua articulação com as condições históricas de produção. O que orientou nossa experiência/vivência didática e educativa foram os objetivos de buscar possibilidades de questionar os efeitos de sentido em sua historicidade, produzir e divulgar conhecimento, possibilitar aos/as alunos/as gestos capazes de reconhecer/identificar as filiações históricas de sentidos e compreender a realidade política brasileira. Esperamos que o/a leitor/a possa nos acompanhar nesta reflexão, tomar posição crítica e, até mesmo, buscar outros lugares possíveis para ressignificar as práticas educativas e seus gestos políticos de intepretação.

Biografia do Autor

Helson Flávio da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Linguística

 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Silva Sobrinho, H. F. da. (2020). A LEITURA POLÍTICA DA PALAVRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, TEÓRICA E TAMBÉM POLÍTICA / The political reading of the word: a teaching, theoretical and also political experience. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.47185