A ROUPA DA RUA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM DISCURSO / The street clothing: language prejudice in discourse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.46961

Palavras-chave:

Discurso, Preconceito linguístico, Sujeito, Ensino.

Resumo

Este artigo possui dois objetivos que estão essencialmente articulados, quais sejam: apresentar resultados de uma atividade didática de leitura-interpretação produzida em uma universidade e que foi estendida pelos/as alunos/as a outros grupos de sujeitos fora do espaço universitário; e refletir teórica e politicamente sobre essa experiência/vivência educativa enquanto gesto político de ensino. O texto está dividido em duas partes: primeiramente, traçaremos questões de ordem teórica e metodológica na Análise de Discurso (AD) de filiação pecheutiana quanto à produção histórica de sentidos, sobretudo, nas práticas educativas. Já na segunda parte seguiremos com o relato e a reflexão crítica sobre a vivência da atividade didática em seus gestos de interpretação que possibilitaram o questionamento da produção de sentidos por meio da análise da palavra “política”, a partir de sua articulação com as condições históricas de produção. O que orientou nossa experiência/vivência didática e educativa foram os objetivos de buscar possibilidades de questionar os efeitos de sentido em sua historicidade, produzir e divulgar conhecimento, possibilitar aos/as alunos/as gestos capazes de reconhecer/identificar as filiações históricas de sentidos e compreender a realidade política brasileira. Esperamos que o/a leitor/a possa nos acompanhar nesta reflexão, tomar posição crítica e, até mesmo, buscar outros lugares possíveis para ressignificar as práticas educativas e seus gestos políticos de intepretação.

Biografia do Autor

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo- USP

Soraya Maria Romano Pacífico Professora associada do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto -USP. Formada em Letras, Mestre em Linguística e Língua Portuguesa- UNESP; Doutora em Ciências -FFCLRP/USP; Pós-Doutorado pela UNESP- Araraquara, em 2013. Docente no curso de graduação em Pedagogia da FFCLRP/USP e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e de Pós-Graduação em Educação, da FFCLRP/USP. Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Escrita, Argumentação e Autoria. Atualmente, dedica-se ao projeto Argumentação e Subjetivação na Escola Básica: as práticas discursivo-argumentativas no contexto escolar. Autora de livros e capítulos de livro sobre essas temáticas.

Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, Universidade de São Paulo- USP

Graduado em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Mestrado pela FFCLRP-USP e doutorando pela mesma instituição.Membro do Grupo de Pesquisa GEDISME, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado no CNPq. Desenvolve projeto de pesquisa sobre as práticas pedagógicas contemporâneas de escrita no Ensino Médio. Atua como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e na Rede SESI.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Pacífico, S. M. R., & Leandro, M. L. da C. R. (2020). A ROUPA DA RUA: PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM DISCURSO / The street clothing: language prejudice in discourse. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.46961