AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DOS GOVERNOS FHC (1995-2002) E LULA (2003-2010): "ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA" E "BRASIL ALFABETIZADO" / The literacy policies of the FHC (1995-2002) and Lula (2003-2010) governments: "Solidary Literacy" and "Literate Brazil"

Bethania Sampaio Corrêa Mariani, Fernanda Gonçalves de Laia, Tatiana Freire de Moura

Resumo


Este artigo, que tem como escopo teórico a Análise do Discurso, propõe uma reflexão sobre políticas públicas voltadas para a educação, especialmente, para a alfabetização de jovens e adultos, nos governos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). A Análise do Discurso, tal como proposta por Pêcheux (1969), Orlandi (1983) e Mariani (1998), dentre vários autores, entende que a relação entre linguagem e história tem uma materialidade e é constitutiva dos sujeitos e dos sentidos. A fim de efetivar a reflexão proposta, foi selecionado e organizado um corpus composto por duas propagandas de alfabetização: a que divulgava o Programa Alfabetização Solidária (FHC) e a voltada para o Programa Brasil Alfabetizado (Lula). A primeira circulou nos anos 1990, enquanto a segunda nos anos 2000. Objetiva-se compreender o funcionamento discursivo dessas duas políticas públicas nacionais de combate ao analfabetismo que assumiram características desses dois governos do Brasil, em diferentes condições de produção. Nesta análise, observam-se os efeitos de sentidos que se produzem, a partir das propagandas governamentais, para os sujeitos brasileiros jovens e/ou adultos dos anos 1990 e 2000, sobre ser analfabeto ou alfabetizado, sobre seus modos de estar na sociedade brasileira e no mundo. Dito de outro modo, observam-se as posições-sujeito que se configuram nestas políticas, a partir do que se diz e se mostra visualmente sobre elas, no discurso publicitário.


Palavras-chave


Análise de Discurso. Discurso publicitário. Política pública de alfabetização. Alfabetização Solidária. Brasil Alfabetizado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2020.46937

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005